Uso de candidaturas femininas “laranja” poderá cassar toda bancada da Câmara de Vereadores.

Os cinco vereadores da bancada do MDB em Içara, Santa Catarina, enfrentam um processo de cassação em conjunto.

 

A ação impetrada pelo suplente progressista, Rodrigo Gonçalves, questiona a participação feminina na eleição de 2020 e requer a impugnação dos mandatos eletivos com a extensão do efeito também candidatos que não foram eleitos no partido. Os vereadores já foram intimados a apresentarem a defesa e responderão no cargo pelo menos até o julgamento em segunda instância.

Reunião sobre o aumento nos salários da Câmara de Içara é cancelada por  falta de quórum - Política - 4oito

Conforme o advogado autor da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo, Marcel Lodetti Fabris, “duas candidaturas femininas supostamente foram usadas como laranja para preencher a cota”. Ele indica que a informação foi recebida ainda durante a eleição e será averiguada agora ao longo do processo. “O protocolo da ação ocorreu dentro no prazo limite, que é 15 dias depois da diplomação”, ressalta.

“Se for considerado procedente, haverá a revogação do deferimento da regularidade partidária e de todos os registros de candidatura do partido com anulação dos votos da chapa e a cassação de todos os candidatos eleitos e não eleitos”, completa. “O primeiro caso procedente foi em Sombrio e já tem vários julgados no Brasil. Acredito que o TRE vai manter o entendimento”, pontua.

Leave a Reply