Mais de 600 mil servidores federais se afastaram em 2023, aponta raio-x do serviço público

No último ano, mais de 600 mil servidores públicos federais se afastaram temporariamente do trabalho, segundo dados do Painel Estatístico de Pessoal da União. Esse número representa uma parcela significativa dos 1.267.228 servidores públicos federais registrados no Brasil.

Entre os motivos de afastamento, questões relacionadas à saúde lideram, seguidas de capacitação, acompanhamento de familiar, maternidade ou paternidade, interesse particular e cessão ao Poder Judiciário. O Ministério da Saúde foi o órgão mais atingido por esses afastamentos, ao passo que o cargo com o maior número de licenças temporárias foi o de professor do magistério superior.

Hoje, o Brasil conta com 1,2 milhão de funcionários públicos federais, a maioria civis. As regiões Centro-Oeste e Sudeste concentram o maior número de servidores, seguidas pelo Nordeste, Sul e Norte.

Possível saída

 

Como maneira de remediar o desfalque no número de estatutários, o governo federal abriu o Concurso Nacional Unificado, que tem 6.640 vagas para o funcionalismo e que deve ser realizado a cada dois anos. Do total de inscritos no certame, 80,3% possuem entre 20 e 44 anos, divulgou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) na última semana.

Leave a Reply