STF com medo das ameaças do ex-presidiario, libera dinheiro e propriedades de Lula

Leia a coluna de Flavio Pereira no jornal O SUL: https://www.osul.com.br/o-golpe-final-stf-manda-desbloquear-bens-e-dinheiro-de-lula/

O ex-presidiário Lula, denunciado e condenado na condição de “comandante máximo do esquema de corrupção identificado na Lava Jato”, jura que não roubou. Mas quer de volta seu patrimônio milionário. Ontem, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal, julgando a Reclamação (Rcl 46.378) apresentada pela defesa, formou maioria para ordenar o desbloqueio dos bens de Lula. A decisão atacada foi do juiz Luiz Antônio Borat, que sucedeu Sergio Moro.

O STF suspendeu a medida, determinada pela 13.ª Vara Criminal Federal de Curitiba, mais um desdobramento da decisão do tribunal que, em abril, declarou a incompetência da Vara de Curitiba, comandada até 2018 pelo ex-juiz Sergio Moro, para processar e julgar as ações abertas contra o petista na esteira da Operação Lava-Jato, e escandalosamente anulou os processos.

Recordando os fatos

Em dezembro de 2019, a Polícia Federal pediu a prisão de Lulinha, filho de Lula, esse criminoso venerado pela esquerda, e amado por pseudointelectuais brasileiros. Lula fez então o seguinte alerta: “se prenderem meu filho, arrasto todo STF junto”. O recado parece que foi ouvido. O STF não só esqueceu o caso Lulinha, como tratou de resolver os problemas de Lula. Em março deste ano, o ministro Edson Fachin surpreendeu o mundo jurídico, anulando condenações de Lula relacionadas à Lava-Jato que já haviam sido chanceladas pelo próprio Tribunal, e por variadas instâncias, como o TRF4 e o STJ, após considerar que 13ª Vara Federal de Curitiba não tinha competência para julgar casos do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e do Instituto Lula. Logo a seguir, “todo STF junto” referendou a decisão monocrática de Fachin. E continua nessa toada, agora desbloqueando os bens do poderoso ex-presidiário.

Leave a Reply