Programa Solidare se consolida na distribuição de medicamentos e preservação ambiental

 

Projeto implantado inicialmente no município de Farroupilha, o programa de farmácias solidárias, o Solidare, começou, há sete anos, no município de Farroupilha, e hoje é uma política de estado, graças ao projeto da então deputada estadual Fran Somensi (Republicanos) aprovado pelo Legislativo, e transformado em lei estadual pelo governador Eduardo Leite (Lei 15.339/2019).

Farmacêutica, ela explica que, o projeto prevê a adesão dos municípios que estimulam na população, a doação de medicamentos. Estes medicamentos, após recolhidos, passam por uma triagem técnica. Aqueles que podem ser doados à população são reorganizados e os que estão com prazo de validade vencido ou inapropriados para uso são descartados de forma ambientalmente correta. “A doação é feita mediante receita médica, comprovante de residência e documento de identificação”, informou.
O projeto foi construído com o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul, que identificou a necessidade de uma Lei Estadual para regulamentar e atender esta demanda, a fim de evitar desperdícios e impactos negativos à saúde das pessoas e aos cofres públicos.

Leave a Reply