Em Porto Alegre, Campanha incentiva cuidado e prevenção ao câncer bucal

Feridas na boca que não cicatrizam há mais de 15 dias podem caracterizar o estágio inicial do câncer bucal, doença crônica não transmissível que possui como principal fator de risco o tabagismo. A avaliação de lesões que possam estar relacionadas à doença é feita por equipes de saúde bucal nas unidades de saúde. Neste mês, a campanha se intensifica com o projeto Maio Vermelho, para lembrar a importância da prevenção.

Entre as orientações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão evitar fumar, não ingerir bebidas alcoólicas e evitar exposição solar excessiva. Em caso de dúvida, é importante procurar a unidade de saúde de referência, de segunda a sexta-feira, onde as equipes de saúde bucal estão capacitadas para fazer a avaliação e o diagnóstico das lesões.

Quando diagnosticado precocemente e o paciente é submetido ao tratamento indicado, dados apontam que a possibilidade de cura fica em torno de 80%. Da mesma forma, o diagnóstico tardio pode levar a um tratamento mais agressivo e mutilador. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que ocorreram 15,2 mil novos casos, sendo 11.180 em homens e 4.010 em mulheres (2020 – Inca).

Campanha – O Maio Vermelho é uma campanha de conscientização para prevenção do câncer de boca. A campanha é alusiva ao dia 31 de maio, instituído pela Lei Estadual 12.535/06 como Dia de Luta Contra o Câncer Bucal. “A ideia é que a população fique atenta a sinais de lesões na cavidade bucal”, comenta a estomatologista do Centro de Especialidades Odontológicas Santa Marta, Juliana Romanini. Já para os profissionais de saúde é uma oportunidade de ampliar as discussões voltadas ao diagnóstico e tratamento da doença.

Leave a Reply