Auxílio emergencial: prazo para contestar segunda parcela bloqueada acaba nesta sexta; confira passo a passo para recorrer

Acaba nesta sexta-feira (dia 28) o prazo para contestar o cancelamento do auxílio emergencial 2021, se você recebeu o benefício em abril, mas teve o direito bloqueado em maio. Mensalmente, o direito a receber a ajuda é revisado, para verificar se as pessoas deixaram de atender aos requisitos para o pagamento. Se o beneficiário considerar que houve um equívoco na análise, no entanto, pode recorrer. Já o público do Bolsa Família pode realizar a contestação até o dia 1º de maio.

Para contestar, é preciso acessar o Portal de Consultas, desenvolvido pela Dataprev, neste link. A tela inicial solicitará CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento.

Após inserir os dados pessoais solicitados na página, caso haja uma parcela com situação cancelada, o interessado poderá ver a justificativa, clicando no ícone com “i”.

Alguns dos casos mais comuns de indeferimento são por erros em registros de menores de idade dependentes, registros de óbito equivocados, falsos recebimentos de seguro-desemprego e inscrições no Siape ativas. Para saber como corrigir alguns erros, veja aqui.

No mesmo ambiente do Portal de Consultas, está disponível o botão “Contestar”. Se a razão que motivou o cancelamento permitir a contestação, aparecerá a mensagem: “Contestação da parcela cadastrada com sucesso”. Assim, o registro do cidadão será reanalisado pela Dataprev, e o trabalhador poderá voltar a receber o benefício, inclusive a quantia retroativa.

Leave a Reply