Conselhos da Monja Coen para 2021

O que fazer para que 2021 seja, na medida do possível, mais leve do que 2020?

A pedido do jornal  EXTRA, a Monja Coen e a psicanalista Flávia Strauch, da Sociedade Brasileira de Psicanálise, fazem 21 sugestões de atitudes e hábitos para adotar no ano que acaba de se iniciar.

Abaixo, confira as orientações de Monja Coen e da psicanalista Flávia Strauch.

1. Respire melhor

Quando estiver nervoso ou ansioso, pare para respirar. Deixe a coluna vertebral reta, ponha os ombros pra trás e para baixo e inspire, contraindo o diafragma. Expire pela boca aberta, fazendo barulho. Repita a prática duas ou três vezes.

2. Antes de dormir, pense em coisas boas

Por hábito e sobrevivência, concentramos o pensamento naquilo que nos preocupa e ameaça. Antes de dormir, mentalize cinco coisas boas que aconteceram em seu dia. Vale a lembrança do nascer do sol, de uma notícia boa, de uma comida gostosa…

3. Cuide do ambiente onde você dorme

Uma boa rotina de sono pode ser milagrosa para a saúde. Por isso, lembre-se de que a cama é um lugar para dormir e namorar. Evite trabalhar ou comer em cima dela. Procure mantê-la limpa e cheirosa sempre.

4. Tome consciência do seu corpo

Ao acordar, movimente seu corpo até tomar consciência plena de cada um de seus membros, da cabeça aos pés. Estenda seus braços e pernas, alongue-se; se estiver sonolento, abra a janela e inspire o ar de fora.

5. Saia do automático

Quando despertar e ao longo do dia, evite fazer tudo no modo automático. Escove os dentes com a mão que você não costuma usar; ao tocar o pé no chão, perceba a textura do piso; esteja presente, de corpo e alma.

6. Mantenha sua rotina de prevenção

Embora vacinas contra a Covid-19 já tenham sido aprovadas, máscaras e álcool gel não serão indispensáveis até que boa parte da população esteja imunizada. A precaução com a saúde do outro é parte de nosso equilíbrio espiritual, ressalta Monja Coen.

7. Não se desespere

O ano de 2021 promete ser muito parecido com 2020 em muitos aspectos. Não se desespere com a situação. Lembre-se de que já nos acostumamos com muitas dificuldades impostas pelo ano que passou. Não bata de frente com o curso das coisas; aceite-o e adapte-se a ele.

8. Cultive seus afetos

Estar distante não significa estar ausente. Mais do que nunca, cultive seus afetos. Não precisamos abrir mão dos nossos rituais de amor e carinho, apenas adaptá-los aos tempos que vivemos. Ligue, faça videochamada, mande mensagem.

9. Agradeça

A sensação de gratidão é necessária para a saúde. Muitas vezes somos tomados pelo impulso de reclamar, mas não se esqueça de agradecer. Mentalize as pessoas queridas que lhe cercam e as boas memórias guardadas em seu coração.

10. Lembre-se do que aprendeu

Após passar por um obstáculo ou dificuldade, pense no que aprendeu ao vencê-lo. Esse exercício ajuda a dar sentido para nossas experiências.

11. Cultive a solidão

O ano de 2020 nos impôs muitos desafios, como o de aprender a lidar com nós mesmos em confinamento. Torne sua solidão agradável. Desfrute do prazer ouvir de as músicas e ver os filmes de que você gosta, por exemplo.

12. Lembre-se do todo

Quando você se sentir preso numa situação difícil, amplie sua perspectiva. Para Monja Coen, o caminho do autoconhecimento passa por esquecer o “euzinho”, o ego, e entrar em contato com o todo: a vida, a morte e nosso propósito na terra.

13. Seja solidário

Ser solidário traz benefícios à saúde. Não deixe seu olhar se tornar insensível ao sofrimento do outro. Pratique a empatia como um hábito.

14. Ouça mais

Procure falar menos e ouvir mais. Observe o mundo e as pessoas de maneira aguçada. Antes de dizer algo, pense: vai ser benéfico? Vai conduzir as pessoas ao bem? Se não, evite.

15. Encontre propósito na sua existência

“Se eu quero ir para o Norte, não posso botar meu carro virado para o Sul”, diz Monja Coen. Entenda quais são os propósitos que te movem e oriente suas ações de acordo com eles.

16. Não se exalte com distrações

É comum entre aqueles que fazem home office, por exemplo, ter seu trabalho interrompido por distrações, como choro de criança. Não se estresse com isso. Prepare-se para esses acontecimentos e os aceite como partes importantes da vida.

17. Seja seu próprio cientista

Em tempos voltados para a reflexão, tente ser mais sensível a cada mudança que acontecer em seu organismo. Questione seus sentimentos, perceba suas sensações e permita-se se conhecer melhor.

18. Não se atenha às metas que ficaram pelo caminho

Não seja tomado pela frustração causada pelas metas que você se propôs no início de 2020 e acabaram ficando pelo caminho. Entenda que o ano foi difícil para todos e que há muita vida pela frente.

19. Estimule sua curiosidade

Identifique aquilo que te deixa curioso e explore esses interesses. Conheça músicas, artistas, livros e temas novos. Não se deixe abater pela rotina.

20. Tudo bem não estar bem

É comum esmorecemos com os acontecimentos do cotidiano, sobretudo no contexto da pandemia, que tirou de milhares de nós parentes e amigos queridos. Se precisar chorar, chore. Deixe a emoção fluir, pois isso é necessário para a saúde.

21. Procure atendimento psicológico

No entanto, se sentir que seu luto está ultrapassando o limite do saudável, procure terapia. Às vezes ela é necessária para organizarmos nossos pensamentos e elaborarmos nossas dores.

Leave a Reply