Banco do Brasil firma parceria com Agtech para levar informações climáticas e de gestão aos produtores

O Banco do Brasil anuncia parceria com a FieldPRO, startup de inteligência climática e ciência de dados, para oferecer aos clientes produtores rurais uma ferramenta que proporciona entendimento dos padrões climáticos e avaliação das condições ambientais diretamente em sua propriedade. O objetivo é potencializar os ganhos e contribuir para melhores decisões de plantio, manejo e colheita.

A solução, já oferecida no Broto, inclui uma plataforma de gestão e um dispositivo com 14 sensores. O equipamento é instalado na propriedade pelo próprio produtor para coletar dados do clima, da lavoura e do solo, podendo cobrir uma área de até mil hectares. A estação é portátil e utiliza tecnologia 100% brasileira.

O produtor acessa as informações coletadas por meio de uma plataforma de gestão, disponível em aplicativo de celular e computador, e é notificado quando as condições ambientais estão favoráveis para os manejos de semeadura, pulverização e colheita.

O painel disponibiliza, ainda, a previsão meteorológica específica do local em que a estação está instalada, alertas automáticos de riscos, registro histórico de chuva e temperatura da região nos últimos cinco anos comparados com a situação atual, bem como suporte de engenheiros agrônomos parceiros do Banco do Brasil.

Com a utilização da solução, estima-se média de ganho de 30% em produtividade e 25% em eficácia no crescimento das plantas, melhora de 70% em eficiência no manejo, diminuição de 20% da taxa de replantio e 30% no número de irrigações, além de uma economia de água em 27%.

O presidente do Banco do Brasil Fausto Ribeiro reforça que o BB é o maior parceiro agro de todos os tempos, conhecendo as necessidades dos clientes e atuando para oferecer soluções inovadoras que contribuam para apoiar a gestão, reduzir custos e aumentar as receitas dos produtores rurais. “Com tecnologia de ponta e inteligência de dados, nossos produtores contarão com informações precisas e tempestivas para produzir mais e melhor”.

Segundo Ricardo Sodré, CEO da empresa, essa é uma solução que cabe no bolso do produtor rural. “O principal ponto ao desenvolver uma tecnologia avançada é fazer com que seja acessível aos clientes, este foi um grande cuidado que tivemos. Testamos o produto por três anos, considerando diferentes áreas agrícolas do Brasil e também de outros países para trazer ao mercado um entendimento do clima nunca visto antes.”

A parceria com a FieldPRO adiciona um novo serviço e demonstra que o Banco do Brasil oferece mais que crédito e seguros e apoia o produtor rural para melhorar ainda mais a gestão e ampliar a produtividade econômica em sua propriedade.

A parceria é um marco do relacionamento do Banco do Brasil com startups Agro, pois permite unir a expertise técnica e grande acesso a clientes aos novos modelos de negócio, que proporcionam experiência mais completa aos produtores rurais.

Leave a Reply