Vilmar Zanchin é eleito presidente do MDB gaúcho

Com 390 votos favoráveis, cinco contrários e dois brancos, o MDB gaúcho elegeu neste sábado, 23 de março, em Porto Alegre, a chapa “Unidade com Rumo” para o biênio 2024-2026. Agora sob o comando de Vilmar Zanchin, deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa, o novo Diretório Estadual – composto por ex-governadores, deputados estaduais e federais, líderes históricos, prefeitos, vices, vereadores, coordenadores e núcleos de apoio -, conduzirá o processo eleitoral de 2024.

Nenhuma descrição disponível.

Anunciado como presidente, as primeiras palavras de Zanchin foram sobre a sua convicção de ter escolhido o MDB para militar. “É um partido democrático, que respeita todas as vertentes de pensamento e nos oferece oportunidades”, disse o novo presidente. Ainda sobre o papel histórico da legenda que governou quatro vezes o Estado, fez referência ao aniversário de fundação do MDB, que completa 58 anos neste domingo, 24 de março. “É uma trajetória que nos orgulha e nos inspira”, pontuou.

Quanto aos projetos, afirmou que a meta “número 1” será reeleger Sebastião Melo como prefeito da Capital e manter forte representação no interior do Rio Grande do Sul, onde hoje administra com 138 prefeitos e 118 vices. Também seguir com o protagonismo nas câmaras municipais, que atualmente é 1.156 vereadores. Garantiu que essa construção será compartilhada com todas as vozes, incluindo os núcleos de apoio do MDB Mulher, Juventude, Afro, Comunitário, Diversidade, Cultura e Economia Criativa.

Sobre o Governo do Estado, assegurou que o MDB seguirá atuando como co-responsável sob a liderança do vice-governador Gabriel Souza. “Somos parte da administração, mas como partido seguiremos firmes nas nossas posições e opiniões, faremos a crítica construtiva quando necessário e não iremos faltar com a nossa base”, assegurou.

Ao final, fez uma convocação: “Conclamo um pacto a favor do MDB. Seguimos firmes, fortes, unidos e vitoriosos nos próximos desafios”.

PERFIL

Vilmar Perin Zanchin, natural de Marau, é advogado e deputado estadual pelo terceiro mandato. Ele presidiu a Assembleia Legislativa de janeiro de 2023 até janeiro de 2024. No Parlamento gaúcho, também comandou a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma das mais importantes da casa, foi membro titular da Comissão da Agricultura e líder da Bancada do MDB.

Em sua trajetória política também foi prefeito reeleito em sua cidade natal, presidente da Famurs e da Associação dos Municípios do Planalto Médio, vice-prefeito, vereador, secretário municipal do Trabalho e Assistência Social e coordenador regional do MDB na Grande Passo Fundo.

É casado com Lucia Varal Zachin e pai de Vicente e Afonso.

NOVA EXECUTIVA

Presidente: Vilmar Zanchin
1º Vice-presidente: José Fogaça
2ª Vice-presidente: Patrícia Alba
3º Vice-presidente: Márcio Biolchi
Secretário-geral: Giovani Feltes
Secretário-adjunto: João Francisco Parenti (Fifo)
1º Tesoureiro: Carlos Antônio Búrigo
2ª Tesoureira: Maria de Lourdes Sprenger
Secretária Especial do MDB Mulher: Cristiane Lohmann
Líder da Bancada: Edivilson Brum
1º Vogal: Sebastião de Araújo Melo
2º Vogal: Fábio de Oliveira Branco
3º Vogal: Paula Facco Librelotto
4º Vogal: Beto Fantinel
5º Vogal: Osmar Terra
1ª Suplente: Fátima Daudt
2º Suplente: Gustavo Stolte
3º Suplente: Paulo Salerno
4º suplente: Ricardo Adamy

LEGADO

Ainda na fala do presidente recém-eleito Vilmar Zanchin, ele fez referência ao trabalho do seu antecessor no comando do MDB gaúcho, Fábio Branco, prefeito de Rio Grande. “A você Fábio, o nosso muito obrigado. A nossa retribuição será reelegê-lo prefeito”, frisou.

A gestão de Branco foi marcada pelo diálogo e ação em prol da unidade. Branco conduziu diplomaticamente a participação da legenda na disputa eleitoral de 2022, que resultou na eleição do vice-governador Gabriel Souza.

Na sequência, em 2023, atuou para aglutinar forças e iniciar a mobilização para as eleições municipais. Em encontros macrorregionais, percorreu todo o estado com a série “Mobiliza 15 – Semear trabalho, partilhar conquistas”, que prospectou pré-candidatos e ofertou atividades de qualificação para a base partidária.

Ele também coordenou o reposicionamento da marca emedebista em larga escala, lançando nos programas de rádio e TV o slogan “MDB – O partido que tem a alma gaúcha”. Os programas, coordenados pela Critério – Resultado em Opinião Pública e dirigido por Mocita Fagundes, da produtora Mythago, receberam aprovação de líderes e militância.

Branco agradeceu à homenagem e também a sua executiva e aos colaboradores do Diretório Estadual pelos resultados alcançados durante a sua gestão.

Leave a Reply