Inaugurada em 10 de dezembro de 2020 pelo presidente Jair Bolsonaro, a nova travessia do Guaíba teve uma trajetória de muitos percalços. Bolsonaro inaugurou juntamente com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o trecho central da nova Ponte do Guaíba, na BR 290. Na foto, Domingues e Zambiasi no gabinete do então ministro dos Transportes Alfredo Nascimento:
Justiça seja feita. Quem acompanhou todo o episódio,desde o inicio admite que a obra da nova ponte do Guaíba, cuja primeira etapa foi disponibilizada para os usuários, tem dois protagonistas importantes: o então senador Sergio Zambiasi, atualmente lider de audiência na Radio Caiçara (Rede Pampa) que assumiu a ponta da defesa do empreendimento, e o jornalista Luis Domingues, que criou e coordenou em 2006, o Movimento Ponte do Guaíba, fundamental para somar esforços de várias lideranças e instituições.
Foram os pioneiros da idéia. à qual se somaram depois outras lideranças,como o ex-prefeito de Guaiba José Sperotto. Domingues foi homenageado por um grupo de jornalistas em janeiro de 2021,por este trabalho:
No inicio, a idéia chegou a ser motivo de chacotas e brincadeiras, até tornar-se o empreendimento hoje apoiado pela unanimidade dos gaúchos. Agora,o novo governo pretende promover uma concessão à iniciativa privada,paraa conclusão dos demais acessos da nova Ponte do Guaíba.