Prefeitura de Gravataí entrega o prêmio Destaque Mulheres da Aldeia

Organizado pela Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos (SMDH), Gabinete da Primeira-Dama e Gabinete do Prefeito, esta é a primeira edição do prêmio. A cerimônia celebrou as conquistas e a contribuição que estas mulheres tiveram no município. Mas, além disso, com o Destaques Mulheres da Aldeia, a Prefeitura de Gravataí quer parabenizar todas as mulheres que atuam no desenvolvimento e crescimento da cidade.

O evento corrobora a preocupação da gestão municipal com o debate e a promoção de políticas públicas e ações que celebrem e escutem as mulheres. Criada pela atual gestão, em dezembro de 2023, a SMDH também demonstra a atenção da Prefeitura com o tema.

A primeira-dama Marlene Zaffalon afirmou que o evento, além de comemorar a data, também serve para lembrar daquelas mulheres que lutaram para que, hoje, as mulheres possam ocupar cargos de liderança.

“Muitas mulheres batalharam e se organizaram para que os governos olhassem para os nossos direitos. Em Gravataí, temos uma rede de atendimento integrado e a recém criada secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos. Estamos mudando de forma articulada e organizada, lutando pelo nosso espaço na sociedade”, afirma.

De acordo com a secretária da SMDH Analu Sônego, o prêmio Destaque Mulheres da Aldeia vem com o objetivo de exaltar a força das mulheres e a necessidade da representatividade em todos os espaços.

“Me orgulho muito de estar aqui hoje, homenageando essas vinte mulheres. Nossa secretaria está voltada para atender as demandas de todas, criando políticas públicas e atendendo as necessidades de cada uma. Sintam-se todas abraçadas e saibam que estamos aqui por vocês”, destacou.

O prefeito Luiz Zaffalon destacou que, na Prefeitura, 73,44% dos cargos são ocupados por mulheres e também fez um histórico das conquistas e direitos das mulheres, conquistados a tão pouco tempo.

“Ainda temos muitos problemas em relação aos direitos das mulheres, precisamos combater isso e criar políticas públicas que sejam eficientes, mais ousadas na busca pelos direitos delas. Mas hoje estamos aqui para celebrar, então, sintam-se honradas e lembrem que estamos trabalhando para melhorar isso”, declarou.

O vice-prefeito Dr. Levi Melo parabenizou as homenageadas e lembrou que este dia, além de comemoração, também é uma data de respeito e admiração.

“Parabéns a todas as mulheres, sintam-se homenageadas e contem com o nosso governo. Estamos promovendo a mudança e vocês fazem parte disso”, concluiu.

Durante a cerimônia, o público pode acompanhar as apresentações artísticas da cantora gravataiense Carla Tassinari e da declamadora Tânia Fonseca, também de Gravataí. As duas artistas exaltaram a força e a garra das mulheres, além de fazer pensar sobre as desigualdades e dificuldades enfrentadas durante a vida, seja no trabalho, durante os estudos ou no dia a dia.

Estavam presentes na entrega do prêmio a segunda-dama Jucelei Melo, a juíza da Vara da Violência Doméstica Dra. Samyra Remzeti Bernardi, a delegada da Delegacia da Mulher de Gravataí Fernanda Generali, representando a OAB a tesoureira Tatiane Domingues, a representante da Liga do Câncer Elizete Blehm, secretárias e secretários municipais, diretoras e diretores e demais representantes do governo municipal. Também estava presente o presidente da Câmara de Vereadores Alex Peixe e os vereadores Bombeiro Batista e Fábio Ávila.

Conheça as homenageadas

MARLENE ZAFFALON
Empresária e envolvida com diversas causas sociais do município, Marlene Zaffalon é a primeira-dama de Gravataí. Casada, mãe e avó, dedicou 28 anos de trabalho à extinta CRT e, após se aposentar, empreendeu em nossa cidade junto ao marido Luiz Zaffalon, criando a Zaffa Motos, onde dedicou mais 14 anos de seu trabalho. Atualmente, segue atuando em diversas campanhas de valorização da mulher e outras inúmeras ações sociais que visam atender a população gravataiense.

MARI LEIA BASTIANI
Mari Leia que é mãe, esposa e uma avó dedicada, traz consigo extensa experiência e atuação profissional. Em mais de 30 anos atuou na área de Recursos Humanos e Educação, como professora e consultora empresarial. Pedagoga por formação, foi professora da Ulbra e acumula diversas publicações e produções acadêmicas. Foi a primeira mulher a presidir o Rotary Club de Gravataí, além de diversas ações comunitárias, que participa em prol da comunidade de Gravataí. Educadora e líder por natureza, inspirou gerações de alunos e liderou causas sociais em nossa cidade.

LUCIA DE ÁVILA SOARES
Lucia possui formação em pedagogia e diversas especializações. Em sua carreira profissional, dedicou 53 anos à sala de aula, aos seus alunos e à educação, fazendo muito e transformando gerações.

RUTE MARY PINTO
Natural de Gravataí, Rute sempre sonhou em ser Médica Pediatra. Em 1973, ingressou na UFRGS em busca desse sonho. Trabalhou em Gravataí como pediatra por mais de 30 anos, com dedicação e carinho cuidando de tantos “pequenos” e “pequenas” gravataienses.

SÍLVIA DA SILVA FERREIRA
Vinda de uma família de agricultores, Sílvia dedica sua vida e trabalho à família e ao campo. Seu trabalho sempre foi voltado à lida com gado e produção de leite, realizando estas tarefas com dedicação e excelência.

ROSANA MACEDO
Guarda Municipal Macedo, Rosana entrou no grupamento em 2001. Enfrentando preconceitos em um universo majoritariamente masculino, venceu os desafios com profissionalismo e dedicação. Já são mais de vinte anos servindo e protegendo a população de Gravataí, sendo exemplo às outras mulheres que sonham em ingressar nas forças policiais.

SOLAINE PICCOLI
No ano de 1981 ao participar de uma feira em Gravataí, Solaine criou sua primeira marca de “Cama/Mesa/Banho”. Na sequência, migrou para o universo da moda de noivas, criando seu ateliê em Gravataí. Expandiu sua marca levando seu trabalho e nossa cidade inclusive para fora do Brasil, em Viena – Áustria. Mestre em traduzir sonhos, Solaine está a frente de sua marca há mais de 40 anos. Com sua experiência, carinho maternal e dedicação cria vestidos que traduzem a noiva em todos os sentidos.

SIMONE COELHO
Simone, natural de Gravataí, dedicou 37 anos de serviço público à educação. Especialista em Educação Especial, dedicou seu trabalho de maneira significativa à promoção de uma educação inclusiva aos alunos da Rede Municipal.

JANAÍNA BOHN
Janaína é uma profissional dedicada em sua área. Trabalha na Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar e se destaca pela maneira acolhedora e humanizada com que atende as vítimas de violência doméstica. É uma servidora exemplo no que tange à defesa dos direitos das mulheres.

TEREZINHA MINUZZO
“Dona Terezinha, como é carinhosamente chamada, é fundadora do Clube de Mães São José, no Bairro Barro Vermelho, que segue ativo desde o ano de 1967 e participou da fundação de outros 5 clubes de mães. Ela que hoje aos 92 anos está como presidente deste clube, segue liderando trabalhos e ações sociais à comunidade.

CRISLAINE DOS SANTOS
Crislaine trabalha na Cootracar desde 2021. Com dedicação e profissionalismo buscou crescimento profissional, progredindo em sua carreira. Hoje está na posição de supervisora geral da produção. É um exemplo de persistência, dedicação e excelência.

LEDA SCHOTT
Natural de Canela, Leda veio para Gravataí, encantando-se pela nossa cidade. Formou-se em Odontologia no ano de 1961 pela UFRGS e no ano seguinte iniciou seu trabalho em Gravataí. Leda foi uma das primeiras dentistas a atuar em nossa cidade, trabalhando por mais de 30 anos dedicando seu carinho e trabalho aos gravataienses.

SANDRA MARIA PALHA
Desde os 15 anos de idade, Sandra é ativista social. É presidente da Associação de Moradores da Morada do Vale 1 (Amoval) e dentro desta comunidade já desenvolveu inúmeros projetos e ações sociais envolvendo a comunidade por meio do artesanato, cultura gaúcha, capoeira, ginástica, entre outros.

LÉIA BERENICE MACHADO
Léia é protetora e defensora da causa animal há mais de 20 anos. Fundou a ONG “Paz e Amor Bichos” em junho de 2009 e segue ativamente trabalhando em prol desta causa.

LAURA BITTENCOURT
Desde o ano de 1989, Laura desenvolve trabalhos e projetos sociais voltados aos idosos e às crianças em nossa cidade. Auxiliou de maneira significativa, por meio de sua liderança, bairros como o Rincão da Madalena, Itatiaia e Tom Jobim. Pertence ao Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente há mais de 30 anos e segue trabalhando em prol desta causa.

FRANCINE MICHAILOFF PADILHA
Francine é Terapeuta Ocupacional em formação e voluntária do Grupo de Resgate Anjos do Asfalto desde 2019. Trabalha incansavelmente pensando no próximo, dedicando seu tempo ao voluntariado, o qual enxerga como seu propósito de vida.

TÂNIA FONSECA
Tânia é natural de Gravataí e tem suas raízes na cultura Gaúcha. Exímia declamadora, já defendeu nosso município em diversos concursos e rodeios pelo Rio Grande do Sul. Foi patrona da Semana Farroupilha de Gravataí do ano de 2022 e, neste mesmo ano, foi homenageada com a Comenda João de Barro, prêmio em reconhecimento ao seu trabalho em prol da identidade cultural do gaúcho.

LUNA SILVA
Servidora pública a 23 anos, Luna, mulher trans, fez sua transição quebrando paradigmas. Trabalha e segue sempre em defesa contínua pela diminuição das desigualdades e o fim dos preconceitos. Luna é sinônimo de inspiração, luta e resistência.

ANA CRISTINA PEREIRA PASTRO
Psicóloga formada na Ulbra, possui um currículo extenso em especializações, como Gestão de Negócios e Gestão Estratégica de Pessoas. Diretora de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Sogil, Ana Cristina foi a primeira mulher a assumir a presidência da Acigra, quebrando paradigmas, sendo protagonista e fazendo história na associação.

FÁTIMA JUSSARA TEIXEIRA DA SILVA
Fátima Teixeira do Boticário, como é conhecida, é apaixonada pela cidade. Fascinada desde sempre pelo mundo dos cosméticos e do empreendedorismo, transformou seu sonho de infância em um próspero negócio, fomentando a economia local e espalhando beleza pela nossa cidade. Empreendedora possui uma rede de mais de 30 lojas da Boticário.

JAKINHA SANTARÉM
Atriz, produtora e roteirista, Jakinha trabalha no universo do cinema e teatro, e também com animação de eventos infantis. Ativista social em defesa das mulheres, realizou uma produção independente e com artistas locais: o filme chamado “Hoje Ganhei Flores”.

NATHALYA CAROLINA CAMPOS DE OLIVEIRA
Graduada em psicologia e pós-graduanda em psicologia analítica, Nathalya atua na área das políticas públicas e assistência social. É pessoa com deficiência visual, de origem congênita, e coordena o grupo de convivência na Associação de Cegos do Rio Grande do Sul.

Leave a Reply