Prefeito de Porto Alegre se reúne com Ministério da Saúde para tratar do enfrentamento à pandemia

Na manhã desta quarta-feira, 12, o prefeito Sebastião Melo foi recebido pelo secretário Executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Otávio Moreira da Cruz, em Brasília. O prefeito debateu sobre estratégias de enfrentamento do novo momento da pandemia, diante da variante Ômicron. Entre os temas, ampliação da testagem, abertura de leitos no Hospital Vila Nova e o atendimento hospitalar de pacientes positivados para Covid-19 após internação por outra enfermidade, no que se chama de covid incidental.

Conforme o prefeito, a área técnica da saúde identificou que hospitais não estão atendendo esses pacientes por não se tratarem de leitos de Covid-19. “Sugerimos que o ministério baixe uma norma para orientar o procedimento por parte dos hospitais, porque esse entrave cria um problema para a rede de saúde. Também pleiteamos a liberação de recursos para abertura de leitos de Covid, especialmente no Hospital Vila Nova, para darmos conta do atendimento à população”, afirmou Melo, destacando que o ministério tem sido parceiro da cidade e sensível na construção de soluções às demandas de Porto Alegre.

Aeródromo – No início da manhã, o prefeito e o procurador-geral do Município, Roberto Rocha, reuniram-se com o diretor substituto de Outorgas e Patrimônio da Secretaria Nacional de Aviação, Fabiano Carvalho, para dialogar sobre o aeroclube. “Estamos em tratativas finais de transferência do aeródromo, que é uma área federal, para o Município. Ficou acertado que teremos prazo de um ano para realizar licitação de parceirização, porque não é expertise da prefeitura fazer gestão desse tipo de serviço. Estamos desde o ano passado construindo essa governança, que será produtiva para a cidade e também para a União”, disse o prefeito.

Localizado em área de propriedade do governo federal, o Aeródromo de Belém Novo é operado pelo Aeroclube do Rio Grande do Sul a partir de termo assinado em 1994, com duração de até 20 anos. Em 2014, foi aprovado um novo Plano Geral de Outorgas, para exploração de aeródromos civis públicos. O contrato foi rescindido e o processo está em âmbito judicial. Em abril de 2021, o Aeroclube do RS consultou o município sobre o interesse em receber o aeródromo por delegação, para exploração indireta. A intenção é promover melhorias no entorno da região do Belém Novo, como contrapartida da exploração indireta.

Roteiro – Dando sequência ao roteiro com tônica na mobilização pelo transporte coletivo e a mobilidade humana, o prefeito embarca na noite desta quarta-feira para Curitiba. Na quinta-feira, 13, às 11h, Melo tem encontro com o prefeito da capital paranaense, Rafael Greca. Estão previstas, até a segunda-feira, 17, reuniões também em São Paulo e Campinas, com os prefeitos locais, com o foco na construção de alternativas de financiamento para o transporte e qualificação da mobilidade.

Leave a Reply