Lula diz que escravidão teve um lado bom: a “mistura” e “miscigenação”

 

O presidente Lula afirmou que a escravidão, apesar de ter sido uma desgraça, teve uma consequência boa, a miscigenação. Lula afirmou essa pérola, em discurso na 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima, na terra indígena Raposa Serra do Sol na segunda (13). Após falar de história a seu modo, uma de suas especialidades, Lula discorreu sobre como os europeus construíram uma narrativa de que os indígenas seriam preguiçosos para justificar a vinda de escravos africanos para o Brasil.

“Resolveram contar a história que os índios eram preguiçosos e portanto era preciso trazer o povo negro da África para produzir neste país. Toda desgraça que isso causou ao país, causou uma coisa boa, que foi a mistura, a miscigenação”.

Deputado Carlos Jordy: “Imagina se fosse Bolsonaro falando isso”

Em sua conta no twitter, o deputado Carlos Jordy (PL-RJ) se manifestou sobre a fala de Lula. Jordy comentou que “se partisse de outros políticos, teria repercussão potencializada pela mídia. Lula diz que a escravidão de negros trouxe algo de bom pro Brasil. Imagina se fosse Bolsonaro falando isso, a histeria coletiva já estaria acontecendo”, disse Jordy.

Leave a Reply