Hospital Moinhos de Vento seleciona gestantes para estudo clínico da vacina contra o vírus sincicial respiratório

Podem se voluntariar mulheres entre aproximadamente 24 e 34 semanas de gestação

O Hospital Moinhos de Vento realiza o estudo clínico Grace para o desenvolvimento de uma vacina materna contra o vírus sincicial respiratório (VSR). O objetivo é avaliar se o imunizante aumenta o nível dos anticorpos que combatem o vírus em mulheres grávidas e se estes anticorpos são transferidos para seus bebês pela placenta. Para isso, o hospital está selecionando gestantes saudáveis entre 18 e 49 anos que estejam no segundo ou terceiro trimestre de gestação (entre 24 e 34 semanas).

O recrutamento é realizado pelo Instituto de Pesquisa Moinhos, que foi um dos escolhidos entre 169 centros de pesquisas de diversos países. O estudo é multicêntrico e deverá incluir cerca de 100 mil mulheres grávidas e seus bebês em todo o mundo.

“A infecção viral em crianças pequenas, recém-nascidas, pode ser muito grave a ponto de colocar a vida delas em risco. E o estudo busca, justamente, confirmar que se vacinarmos a mãe, o bebê vai ficar imune a essas viroses do trato respiratório no início da sua vida”, afirma Marcos Wengrover Rosa, pesquisador principal do estudo.

De acordo com o chefe do Serviço de Pediatria, João Ronaldo Krauzer, essa é “uma pesquisa de suma importância, pois se trata de um vírus de mortalidade significativa, principalmente no período de inverno, quando muitas crianças precisam ser internadas.”

A duração do estudo para a mãe termina cerca de seis meses após o parto. Para o bebê, o levantamento começa no nascimento e termina quando ele tiver 12 meses de idade. Os participantes serão escolhidos aleatoriamente, sendo que um grupo receberá a vacina e o outro, placebo. O imunizante será administrado em dose única, na primeira visita.

A seleção das voluntárias é realizada em conjunto com o Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital. Segundo o chefe, Edson Vieira da Cunha, a vacina já foi testada e é segura para as mulheres e seus filhos. “O objetivo fundamental é vacinar a grávida para que ela passe anticorpos direto, pela placenta, para que o bebê nasça com essa imunização ativa que recebeu durante a gestação”, destaca.

Requisitos para participar do estudo

Estar em 24 e 34 semanas de gestação no momento da vacinação do estudo (visita 1), conforme estabelecido por:

Data do último período menstrual (UPM) corroborada pela ultrassonografia (USG) do primeiro ou segundo trimestre, ou seja, em ou antes de 28 semanas de gestação.

Somente USG no 1º ou 2º trimestre, se o UPM for desconhecido/incerto.

UPM certo, corroborado por uma USG realizada após 28 semanas de gestação, também é aceitável.

O que é VSR

O vírus sincicial respiratório (VSR) é contagioso e parecido com um resfriado, que infecta as vias aéreas e os pulmões. Em alguns casos, ele causa problemas mais sérios para a respiração. A infecção por VSR se desenvolve em quase todas as crianças até dois anos de idade e é um dos motivos mais comuns de hospitalização de bebês nos primeiros meses de vida.

Leave a Reply