Bispo Edir Macedo assume controle do Banco Renner

O bispo Edir Macedo Bezerra, que já tinha uma fatia de 49% no Banco Renner, adquiriu o controle da instituição, após receber recentemente o aval do Banco Central, informa o blog Valor Economico.
O Banco A. J. Renner foi criado em 1981 pela família Renner, em Porto Alegre, e o nome faz alusão a Antônio Jacob Renner, o patriarca da família e fundador também das Lojas Renner, varejista de moda que hoje em dia não tem mais nenhuma ligação com a instituição financeira nem com a família Renner.
Eles foram considerados pelo Banco Central como investidores estrangeiros, por terem domicílio no exterior, e, assim, a compra precisou de um decreto da presidente Dilma Rousseff considerando o investimento como de interesse do governo brasileiro.
Edir Macedo assumiu o controle do Banco Renner com participação indireta de 89,9020% no capital votante e de 76,3358% no capital total. Edir Macedo é dono da Rádio e Televisão Record SA, que por sua vez controla a BA Emprendimentos e Participações, que é dona da Renner Participações, que controla o banco A. J. Renner.
Na Renner Participações, é sócio da MJC Empreendimentos e Participações, que tem participação de 14,81% do capital da companhia. A MJC, por sua vez, é controlada pela televisão Goya, onde Domingos Barbosa de Siqueira, Wagner Negrão Garcia e Clodomir dos Santos Matos têm cada um participação de 33,33%.

Leave a Reply