Vereadora questiona: chegada de pacientes de Manaus e Rondônia trouxe a segunda onda do Virus ao RS?

Vereadora Fernanda Barth analisou dados

A vereadora Fernanda Barth, de Porto Alegre, deu-se ao trabalho de analisar a evolução dos casos de Covid no Rio Grande do Sul, após a chegada dos pacientes vindos de Rondônia e Manaus, e infectados pela segunda onda. Segundo ela, no dia 27 de janeiro, Porto Alegre recebeu nove pacientes com Covid-19 vindos de Rondônia. No dia 29 de janeiro, mais 7, vindos de Manaus.

Fernanda Barth - Fotos | Facebook
Baseada em dados oficiais da Secretaria Municipal de Saúde, em exatos 15 dias depois da chegada dos primeiros pacientes, o número de internações com Covid-19 em leitos de UTI subiu quase 10,4%. 21 dias depois, tinham subido 25%. Ontem, dia 25 de fevereiro, 27 dias depois, aumentaram 54,5%. Oficialmente o governo do estado rechaça qualquer nexo entre o descontrole do enfrentamento ao covid, e a vinda de pacientes do Norte, infectados com a segunda onda.

Cenário pode ter sido causado pela nova cepa?

Segundo Fernanda Barth, “ainda que não possamos afirmar com certeza se este cenário foi causado pela nova cepa, é inegável que a evolução desses indicadores merecem toda a atenção da autoridades de saúde e uma ampla investigação. Lembrando que o governador foi peremptório ao afirmar a situação estava sob controle aqui e que havia leitos sobrando, há menos de 30 dias.”
O secretário municipal da Saúde Mauro Sparta, e o deputado estadual Thiago Duarte já haviam manifestado preocupação com os riscos de receber no estado, pacientes infectados pela segunda onda do Covid-19.

Outras coincidências

Em Santa Catarina, onde foram acolhidos pacientes vindos de Manaus, ocorreu uma explosão de casos.

Por coincidência, Santa Maria, que também acolheu 15 pacientes vindos de Manaus com a segunda cepa, viu os casos de covid aumentarem: de 12 a 18 de fevereiro, foram 404 casos confirmados. Desde a última segunda-feira até esta quinta, 460.

Leave a Reply