Prefeitura de Porto Alegre lança programa que busca reduzir em até 80% o número de pessoas em situação de rua até 2024

A prefeitura apresentou nesta terça-feira, 17, programa para atendimento a pessoas em situação de rua, o Ação Rua-Adultos, que busca reduzir em até 80% o número de pessoas em situação de rua em quatro anos, convidando a sociedade a atuar como parceira. O evento contou com a presença do prefeito Sebastião Melo.

Toda a ação será intersetorial, unindo assistência social, trabalho, saúde, educação, habitação, segurança, esporte, cultura e sociedade civil. Identificadas as necessidades, as pessoas serão encaminhadas para atendimento até obter a reinserção social ou acolhimento institucional.

Segundo informações do Serviço de Abordagem Social da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Porto Alegre tem hoje cerca de 2,5 mil pessoas vivendo em situação de rua. No primeiro trimestre de 2021, foram realizadas cerca de duas mil abordagens, 87% delas seguem com o acompanhamento da equipe de abordagem e 13% foram novos cadastros. A região do Centro Histórico concentra a maior parte dessa população, seguida pelos bairros Glória, Cristal, Cruzeiro e Restinga.

De um total de 887 primeiras abordagens, 116 foram situações de saúde mental e 367 casos envolveram uso de psicoativos registrados. Mais de 50% dessas pessoas estão há menos de dois anos vivendo nas ruas. Foram cadastrados 108 idosos, 262 mulheres, 120 entre 18 e 24 anos e 28 transexuais.

Leave a Reply