Para a esquerda, prioridade agora é derrotar Onyx e Bolsonaro no RS

A esquerda bateu o martelo e decidiu que derrotar o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL) na disputa ao governo do Rio Grande do Sul tornou-se prioridade. O fato de Onyx ser o principal aliado do presidente Jair Bolsonaro, ao lado do ex-ministro da Infraestrutura Tarcisio de Freitas, que disputa o governo de São Paulo, fazem do candidato do PL ao governo gaúcho o principal alvo da esquerda. Isso justifica os apoios de Manuela D’Avila, do PCdoB, de Edegar Pretto, Tarso Genro e outras lideranças do PT ao tucano Eduardo Leite, que está coligado com o MDB na disputa ao Piratini. Ontem, o ex-deputado e ex-prefeito de Pelotas, também Fernando Marroni (PT) abriu seu apoio a Eduardo Leite.

Onyx reforçará roteiros com Sebastião Melo

Como contraponto, Onyx Lorenzoni vai intensificar roteiros em Porto Alegre, com o prefeito Sebastião Melo (MDB), que lidera grupo dentro do seu partido apóia Onyx e Jair Bolsonaro, e diverge do apoio a Eduardo Leite (PSDB) e Gabriel Souza (MDB).

Busca de apoio do PP

Ontem,o ex-governador Eduardo Leite promoveu um encontro com lideranças do Partido Progressista no seu comitê central em Porto Alegre, para buscar apoios de dissidentes, à frente que une PCdoB, PT, MDB e PDT contra Onyx Lorenzoni (PL). Otomar Vivian, atual diretor do BRDE, os deputados estaduais Frederico Antunes, que foi líder do governo de Eduardo Leite, Silvana Covati, ex-secretária da Agricultura, e o deputado federal Covatti Filho, que também foi secretário da Agricultura, abriram dissidência ao apoio formal decidido pelo PP para Onyx e Jair Bolsonaro.

Chapa Eduardo Leite/Gabriel Souza poderá abrir hoje apoio a Lula

A vinda de Lula hoje ao Rio Grande do Sul poderá acelerar uma definição de Eduardo Leite no apoio ao candidato do PT à presidência. É esperado para hoje um gesto de apoio da chapa Eduardo Leite/Gabriel Souza, do PSDB e MDB, em apoio a Lula. Como o ex-governador gaúcho é anti-Bolsonaro, a sua neutralidade significaria votar em Lula ou em branco. Edegar Pretto, candidato do PT que quase derrotou Eduardo Leite para chegar ao segundo turno, confirmou na sua conta no Twitter, que “a nossa resolução é ‘nenhum voto ao Onyx’. Leite me telefonou, uma ligação gentil, onde falamos sobre uma contrapartida política. Se ele precisa do nosso apoio, nós também com Lula”.

 

Leave a Reply