Observatório de Segurança Pública de Canoas é reestruturado e ampliado

O Observatório de Segurança Pública de Canoas passou por uma reestruturação e ampliação e, agora, inicia novas ações para auxiliar no enfrentamento à criminalidade no município. Nesta terça-feira (17), a nova formatação da equipe, com profissionais de antropologia, geografia, sociologia e políticas públicas, foi apresentada.

O Observatório tem o objetivo de realizar levantamentos, acompanhamentos, análises e divulgação de estatísticas sobre índices de criminalidade, a fim de auxiliar os gestores no planejamento das estratégias de enfrentamento à violência. Já a reestruturação tem a finalidade de criar melhores condições para o conhecimento das causas criminais, análise e qualificação dos dados de outros tipos de violência. Além dos índices que já são analisados, como furto e roubo de veículos, mortes violentas, homicídio e roubo a pedestres, a nova formatação vai contar com a análise da violência contra a mulher, idoso e violência infanto-juvenil.

O prefeito Jairo Jorge conheceu a nova estrutura do local e lembrou que as atividades foram iniciadas em sua primeira gestão. “O Observatório foi desenvolvido ainda em 2009 e está sendo retomado e ampliado, pois sabemos que é uma ferramenta muito importante para desenvolver políticas públicas mais estratégicas no enfrentamento às violências e para a segurança dos canoenses”, ressalta o prefeito.

O secretário de Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, explica que a meta para ainda este semestre é realizar uma ampla pesquisa de vitimização, a fim de verificar outros aspectos relativos à violência que não chegam ao conhecimento do poder público. “Indo a campo, conversando com a população e com uma análise qualificada dos dados será possível compreender como, socialmente, uma violência é naturalizada. Assim, teremos o índice real da violência, com os principais motivos da subnotificação e com a possível métrica de segurança ou insegurança de cada região do município”, explica o delegado Emerson.

Leave a Reply