Nova empresa assume a coleta automatizada de lixo em Porto Alegre.

Nesta terça-feira, 19, a empresa Conesul assumiu o serviço de coleta automatizada em Porto Alegre. Equipes fizeram o recolhimento do lixo nos contêineres dos bairros Cidade Baixa, Bela Vista e parte do Petrópolis. À noite, parte do Menino Deus e do São João começarão a ser atendidos.

Os responsáveis pelo consórcio Porto Alegre Limpa, que fazia a coleta, foram comunicados sobre a rescisão do contrato, na segunda-feira, 18, à noite, pelo prefeito Sebastião Melo, depois de esgotadas todas as medidas administrativas e jurídicas para exigir a prestação do serviço. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre e informada pela prefeitura ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas.

 

Prefeitura de Porto Alegre multa empresa de coleta de lixo por falha em GPS  da frota

“Ficou incompatível ficar com uma empresa que prestava um serviço de má qualidade prejudicando, principalmente, o cidadão de Porto Alegre. A população pode esperar, a partir de agora, um serviço de melhor qualidade, uma coleta mais célere, periodicidade adequada, com a limpeza adequada do contêineres e a troca daqueles que acabaram sendo vandalizados”, afirmou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi.

O consórcio atendia 19 bairros da cidade. A nova empresa foi contratada de forma direta, para dar mais agilidade e continuidade no serviço para a população. O contrato emergencial pode durar até 180 dias. A prefeitura já trabalha na elaboração do edital para a licitação definitiva da coleta por contêiner, que irá prever a qualificação do sistema hoje praticado na Capital.

Para garantir a transição, a prefeitura requisitou preventivamente os equipamentos do atual consórcio para operar diretamente caso necessário. Conforme o documento de rescisão, o consórcio Porto Alegre Lima deve manter equipamentos por até 60 dias.

Leave a Reply