No RS, Onyx e Mourão lideram eleição para o governo e Senado

Leia a coluna de Flavio Pereira no jornal O SUL.

O ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL) que apóia a reeleição do presidente Jair Bolsonaro, lidera a disputa ao governo do Rio Grande do Sul, seguido pelo ex-governador Eduardo Leite (PSDB). Onyx somou 28,9% das preferências, e Eduardo Leite chegou a 27,6% na pesquisa induzida realizada entre os dias 4 e 8 de setembro, em 273 municípios. Os índices caracterizam empate técnico, mas mostram uma virada em relação às pesquisas anteriores, realizadas por outros institutos. Contratada pela consultoria Arko Advice, a pesquisa da AtlasIntel foi registrada no TSE sob o numero 04302/2022.

Os demais candidatos, segundo a pesquisa

O candidato da frente de esquerda liderada pelo PT, o deputado estadual Edegar Pretto teve 15,5%.

Argenta deixa Heinze para trás

O dado relevante desta pesquisa, está no crescimento do empresário Roberto Argenta (PSC) que somou 3,6% e ultrapassou o senador Luis Carlos Heinze (PP) com 3%. Seguem Ricardo Jobim (Novo) 1,7%, Vieira da Cunha (PDT) 1% , Rejane de Oliveira (PSTU) 0,4%, Carlos Messala (PCB) 0,2% e Vicente Bogo (PSB) com 0,1%.

Senado: General Mourão ultrapassa Olívio Dutra

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (Republicanos), parece estar sendo beneficiado pelo fenômeno do voto útil a partir do apoio declarado do presidente Jair Bolsonaro, e passa a liderar a disputa da única vaga ao Senado: 32,4% contra 31% de Olívio Dutra (PT), cuja candidatura representa um “coletivo” e tem o compromisso de ceder parte do mandato ao candidato do PSOL, o suplente Roberto Robaina e à vereadora de Viamão, Fatima Maria (PT). Na terceira posição na disputa ao Senado, está a ex-senadora Ana Amélia (PSD): 9,5% e a candidata do PP, Comandante Nádia com 2,3%.

Leave a Reply