Ministro Gilmar Mendes,do STF: PT tinha “plano perfeito” de governança corrupta para se “eternizar’ no poder”

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes já alertava em setembro de 2015 que havia identificado o que chamou de “modelo de governança corrupta” do PT, que tinha o “plano perfeito” para se “eternizar” no poder, mas que a Operação Lava-Jato “estragou tudo”. Na avaliação do ministro, que em votação no Supremo se posicionou a favor do financiamento de empresas em campanhas eleitorais, o PT é contra esse tipo de doação porque o partido conseguiu em propinas dinheiro para disputar as “eleições até 2038”. “E deixariam os caraminguás para os demais partidos. Era uma forma fácil de se eternizar no poder”, afirmou o ministro. Gilmar Mendes também afirmou que o esquema investigado pela Lava-Jato revela um “modelo de governança corrupta” que, para ele, pode ser chamado de “cleptocracia”.

“O partido já tinha esse dinheiro. Estava captando, como vocês sabem, nesse modelo que está sendo revelado da Lava-Jato. Na verdade no que se instalou no país nesses últimos anos e está sendo revelado na Lava-Jato. É um modelo de governança corrupta, algo que merece o nome claro de cleptocracia. Isso que se instalou”, disse Mendes.

“O que atrapalhou todo esse projeto, que era um projeto de consolidação do grupo do poder, no poder, eternização? O que atrapalhou? A Lava-Jato. A Lava-Jato estragou tudo. Evidente que a Lava-Jato não estava nos planos […] O plano era perfeito, mas não combinaram com os russos”, completou o ministro.

Leave a Reply