Em Porto Alegre, Dmae monitora qualidade da água bruta após fortes chuvas

Neste domingo, 7, o Painel Sensorial da Qualidade do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) identificou alteração no gosto e odor da água. Análises estão sendo realizadas na manhã desta segunda-feira, 8, para identificar a origem do problema. A previsão é que nos próximos dias a situação esteja resolvida.

“Neste período do ano não é comum contarmos com essas reclamações da qualidade da água. Acreditamos que, devido às expressivas chuvas dos últimos dias, matéria orgânica dos afluentes do Guaíba foi arrastada, contribuindo para a presença de gosto e odor”, explica o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.

De janeiro até agora, é a primeira ocorrência de reclamação deste tipo, que pode ser registrada via 156 opção 2. Desde a percepção na alteração da qualidade da água bruta, o Dmae já aumentou a dose do dióxido de cloro, em um processo que elimina o risco de contaminação e atende aos padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde – portanto, a água é segura para o consumo humano.

São realizadas mais de duas mil análises da água por dia. Há também as amostras que são coletadas diretamente nos hidrômetros dos usuários e em nichos de amostragens, totalizando mais de 350 pontos de monitoramento diariamente.

Leave a Reply