Em Canoas, Escolas municipais promovem clubes de robótica para incentivar uso de tecnologia

Na EMEF David Canabarro, as aulas são realizadas sempre nas segundas-feiras, no período da tarde. De acordo com a professora do 5º ano da escola, Marluce Albring Coutinho, a ideia surgiu devido ao grande interesse dos estudantes depois do contato com o kit Explorador Kids e está auxiliando no desenvolvimento deles.

“Nossa proposta é trabalhar com diferentes brincadeiras que estimulem a criação de estratégias, a resolução de problemas e o trabalho coletivo. Além disso, eles têm contato com orientação, plano cartesiano e lateralidade e desenvolvem as habilidades do pensamento computacional. Com o andamento do ano letivo, vamos trabalhar com assuntos interdisciplinares, para auxiliar o aprendizado dos estudantes com os conteúdos da sala de aula”, completou a professora.

Para a aluna Emilly Rodrigues, 10 anos, os aprendizados com o explorador Kids já estão ajudando nas aulas tradicionais. “Eu me interessei bastante quando usamos o robô na aula, daí quando soube que ia ter esse clube de tarde, quis participar também. Estou percebendo que está ajudando nas aulas, com algumas coisas básicas que a gente aprende aqui, fora que é bem legal e divertido de usar”, comentou.

A coordenadora da equipe Google da Secretaria da Educação, Silvia Senna, destacou a importância do trabalho com a robótica: “Essas ferramentas são bem importantes, sempre incentivamos as escolas a reforçarem as atividades com os kits tecnológicos, para despertar o interesse dos alunos. Felizmente, temos vários projetos bacanas que estão se destacando com o uso da robótica, o que vai auxiliar muito no desenvolvimento das crianças”.

Leave a Reply