Economia esfriando: Analistas observam contínua perda de fôlego do mercado de trabalho e projetam piora em 2023

Dado dessazonalizado de dezembro aponta para uma taxa mensal de desocupação de 8,5%, ante 8,3% em novembro, destacam especialistas, informa o InfoMoney.

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de dezembro divulgados nesta terça-feira (28) pelo IBGE reforçam o cenário de desaquecimento do mercado de trabalho no final de 2022, segundo avaliação de analistas do mercado. Embora o dado final tenha sido uma taxa de 7,9% no trimestre encerrado em dezembro (menor que o consenso Refinitiv de 8,0%) os números dessazonalizados apontam para uma taxa mensal de 8,5%, ante 8,3% em novembro.

Em relatoria, a XP Investimentos afirma que a dinâmica recente de geração de empregos no País não é animadora. Além da piora no dado dessazonalizado, foi destacada a contração da população empregada, de -0,3% na comparação mensal, ante uma virtual estabilidade da população ativa (-0,1%) na mesma comparação.

“O primeiro (dado) registrou a terceira variação negativa consecutiva mensalmente, significativa em relação ao ganho médio de 0,6% de janeiro a setembro”, comparou a XP.

Leave a Reply