Debate sobre Segrança publica e defesa da propriedade ganha maior espaço.

Em meio aos temas que tradicionalmente marcam as pautas do agronegócio, a 24ª Expodireto deste ano trouxe um novo e instigante debate: a segurança publica,e a defesa da propriedade. O tema foi suscitado pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ao receber domingo (3) o Trofeu Brasil Expodireto como lider nacional do Agronegócio. Caiado relatou algumas providencias que teve de adotar no seu estado para frear a ousadia da criminalidade. No mesmo evento, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite garantiu que a determinação aos órgãos de segurança gaúchos,é de agir com rigor no cumprimento da lei, e de fazer respeitar o direito de propriedade. Leite, ao defender maior rigor da lei penal,  chegou a mencionar o caso de um autor de vários delitos,que esteve preso em 40 oportunidades,mas acabou liberado nas audiências de custódia. O governador gaúcho assegurou que o estado cumpre a lei, e respeita os movimentos sociais,desde atuem despeitando as leis.
Ronaldo Caiado: “em Goiás,bandido muda de profissão,ou deixa o estado”
O governador de Goias Ronaldo Caiado elogiou seu colega gaúcho Eduardo Leite, por implantar uma politica de segurança publica rigida no estado. Caiado mencionou o recente pacto firmado pelos governadores Codesul, que reúne estados do Sul e Sudeste, para adoção de um pacote de medidas para a segurança pública. Lembrou que “tamanho era o desastre quando assumi o governo de Goiás, que o produtor rural não podia mais dormir na sua propriedade, o cidadão nã
o podia mais andar pelas cidades, e o comércio tinha que pagar pedágio para facções”. O governador de Goiás disse que “não acreditou não acredito em governabilidade, e nem em estado de direito que não tenha segurança”. Ronalo do Caiado revelou sua primeira medida ao assumir o governo:
– No primeiro dia do meu governo, eu baixei a seguinte regra: ou bandido muda de profissão ou muda do estado de Goias. E é com segurança que o meu estado vem crecendo e se desenvolvendo.
Projeto de lei impõe restrições para criminosos que invadem propriedades
Em paralelo a esse debate, voltou a ganhar atenção o projeto do deputado Gustavo Victorino (Republicanos) que prevê sanções administrativas e restrições aos ocupantes e invasores de propriedades rurais e urbanas no Rio Grande do Sul. Conforme a proposta, os ocupantes e invasores de propriedades rurais e urbanas ficam impedidos de receber qualquer auxílio, benefício ou participação em programas sociais estaduais, bem como a nomeação para cargos públicos ou contratação com o poder público estadual de forma direta ou indireta. O deputado considera injusto “que pessoas que estão trabalhando, contribuindo com seus impostos, deem dinheiro para quem está infringindo a lei, invadindo, ocupando áreas, ilegalmente, e a polícia deverá, por uma obrigação profissional identificar essas pessoas e encaminhar a relação para as devidas providências e, cabe ao Governo do Estado fazer cumprir essa lei que traz apenas, e nada mais, do que segurança jurídica para quem tem uma área de terra, um apartamento, algum imóvel, para que seja preservado o seu direto de propriedade, conforme previsto na Constituição Federal”. Em função de seu trabalho em defesa do agronegócio gaúcho e brasileiro,Victorino recebeu ontem na Expodireto em Não Me Toque, da Farsul, Cotrijal e Sindicato Rural de Carazinho, o Prêmio Lider do Agronegócio 2024.

Leave a Reply