Risa começa a utilizar caminhões pentatrem em suas operações no Maranhão

Cinco implementos, trezes eixos, 50 metros de comprimento e 130 toneladas de Peso Bruto Total Combinado. Esses são os conjuntos pentatrem, que começaram a ser usados recentemente pela Risa, como forma de acelerar o transporte da safra colhida no campo para as unidades de estocagem. Esse tipo de veículo não roda em rodovias públicas, apenas dentro das áreas de plantio da empresa.

 

O uso de composições tão grandes se tornou necessário após a empresa começar a utilizar colheitadeiras Case IH Axial Flow 9250, com plataformas de 62 pés. No ano passado, a Risa havia investido na compra de 50 tritrens basculantes e 50 caminhões para o transporte da colheita, e, mesmo com o investimento, viu a necessidade de uso de veículos com mais capacidade de carga.

Foram colocados em operação cerca de dez pentatrens, acoplados a cavalos-mecânicos MAN TGX 440. Um dos veículos é conduzido pelo caminhoneiro Paulo Jorge Corrêa de Oliveira, o QRA Buffalo, que nos contou um pouco da sua rotina nas estradas das fazendas Risa.

Sobre a Risa

Atualmente, a Risa atua nos segmentos de agricultura, fertilizantes, máquinas, defensivos, logística e trading. O grupo com sede no Maranhão é um dos maiores produtores de soja e milho do Nordeste. Tudo começou em 1991, pelas mãos de Zezão e da mulher, Salete Teresinha, que são gaúchos. A Risa é uma empresa com 40 anos, possui 19 (dezenove) filiais, e o grupo produz e comercializa commodities agrícolas; sementes de soja; defensivos agrícolas; máquinas agrícolas; formulação de fertilizantes com matéria-prima; secagem e armazenagem de grãos; transporte da produção e, ao longo dos anos, a empresa tem se destacado no setor do agronegócio, fruto de muito trabalho, dedicação, espírito empreendedor, compromisso social e ambiental.

Leave a Reply