Prefeitura de Porto Alegre e Estado buscam soluções sobre lixo no rio Gravataí

O prefeito Sebastião Melo se reuniu com o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, na noite desta quarta-feira, 22, para discutir a situação do descarte irregular de resíduos que atinge o rio Gravataí. O lixo jogado no local exige gestão compartilhada entre Estado e municípios que compõem a bacia hidrográfica para resolver a questão ambiental dos detritos que se deslocam de Cachoeirinha em direção ao Guaíba.

Melo ressalta que a prefeitura é parceira e quer construir ações integradas para enfrentar este desafio fundamental para o desenvolvimento da cidade. “O governo do Estado tem legitimidade e autoridade constitucional para liderar o processo em busca de soluções. As dificuldades nos trazem oportunidades e, agora, podemos construir juntos uma política pública permanente de sustentabilidade ambiental”, relata.

O secretário-chefe da Casa Civil argumenta que o governo do Estado tem políticas estruturantes de médio e longo prazo para o ambiente – uma delas é o programa Revitalização de Bacias Hidrográficas, em execução desde 2020. “Atuaremos como governo em conjunto com os municípios da Região Metropolitana na busca de alternativas e soluções para resíduos sólidos urbanos”, acrescenta.

A prefeitura também mantém diálogo com o Consórcio da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) para construir ações e auxiliar dentro do que for possível.

Leave a Reply