Estratégia de juros no Brasil começa a dar resultados, afirma Campos Neto

Segundo o presidente do Banco Central, o processo de desinflação deve continuar, porém não de forma linear.

Estratégia de juros no Brasil começa a dar resultados, afirma presidente do  BC

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse nesta quarta-feira, 17, que o aperto dos juros, que levou a Selic a território significativamente contracionista, começa a dar resultados. “A inflação no Brasil começou a diminuir relativamente mais cedo em comparação a outros países em desenvolvimento”, comentou, na abertura da conferência anual do BC.
“No segundo semestre de 2022, o principal fator da redução da inflação foram os cortes de impostos implementados sobre combustíveis, eletricidade e serviços de telecomunicações, mas a diminuição da inflação também se deve ao ciclo de aperto da política monetária”, acrescentou, citando a desaceleração dos índices de preços no período.
Segundo ele, o processo de desinflação deve continuar, porém não de forma linear, já que os núcleos de inflação estão mais resilientes devido à difusão da inflação entre setores e pressões de componentes mais rígidos, como serviços.
Assim, frisou, o BC segue com o desafio de consolidar a desinflação no Brasil, dificultado pela desancoragem das expectativas.

Leave a Reply