Diplomação de Lula no TSE terá apenas 280 convidados, cerca de 5 mil seguranças: fila de cumprimentos foi suspensa

Leia a coluna de Flavio Pereira no jornal O SUL.

Bolsonaro é diplomado e diz que governará para 210 milhões de brasileiros

Toda a área próxima do prédio onde funciona o Tribunal Superior Eleitoral será isolada por um forte e inédito esquema de segurança que começou já no final da tarde deste domingo (11) em Brasília, impedindo o acesso a outros tribunais, como o TCU e STJ. Tudo para garantir a cerimônia de diplomação dos eleitos para a Presidência da República nas Eleições 2022, prevista para às 14h desta segunda-feira, 12 de dezembro, no plenário do Tribunal Superior Eleitoral.

Na solenidade, Lula e Geraldo Alckmin receberão os diplomas que os habilitam a tomar posse nos cargos de presidente e vice-presidente perante o Congresso Nacional. Apenas 280 convidados, que deverão cumprir regras de distanciamento, foram confirmados e autorizados pelo esquema de segurança, metade da capacidade do plenário do TSE. Também por razões de segurança, ao fim da solenidade, foram cancelados os cumprimentos aos presidente e vice diplomados. Estima-se que cerca de 5 mil homens, com unidades especializadas do Exército, Polícia Federal e da Polícia Militar do DF (PMDF) como as tropas de choque, cavalaria, operações aéreas, policiamento com cães e operações especiais participam do esquema.

Uma unidade de atendimento de urgência estará disponível e a solenidade, a pedido do presidente eleito, foi encurtada e terá duração de no máximo uma hora.

Bloqueios suspendem prazos no STJ

Devido ao bloqueio pela segurança, das vias de acesso à área onde se localizam os tribunais em Brasília, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) precisou suspender sessões, e o atendimento a advogados, e partes nesta segunda-feira. Com isso, o início ou vencimento dos prazos processuais ficam suspensos, e retornam na terça-feira, dia 13.

Diplomação de Jair Bolsonaro e Mourão teve 500 convidados

Na diplomação de Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão como presidente da República e vice, segundo informação oficial do TSE, cerca de 500 convidados assistiram à cerimônia no Plenário do Tribunal. Prestigiaram a solenidade juízes, procuradores, advogados, desembargadores dos Tribunais Regionais Eleitorais, ministros do Superior Tribunal de Justiça, do Superior Tribunal Militar e do Tribunal Superior do Trabalho, conselheiros do Conselho Nacional de Justiça, comandantes das Forças Armadas, ministros do Poder Executivo, parlamentares, familiares e amigos dos diplomados.

Leave a Reply