Delegado Guilherme Pacífico assume Secretaria de Segurança de Canoas

Uma gestão focada em integração, inteligência e investimento. É com esses três pilares como norte que o novo secretário de Segurança de Canoas, delegado Guilherme Pacífico, tomou posse oficialmente na tarde desta segunda-feira (29). Ele volta a comandar a pasta, trabalho que havia realizado entre os anos de 2013 e 2014.

Delegado Guilherme Pacífico assume a Secretaria de Segurança Pública de  Canoas - Canoas - Diário de Canoas

“É um grande desafio cuidar da segurança pública do nosso município. Podem ter certeza que trabalharemos lado a lado com o programa do Estado, RS Seguro, bem como no nosso plano municipal. Canoas vai buscar a integração das forças, inovação tecnológica e inteligência, antecipando os fatos. Nosso município não terá espaço para a criminalidade”, enfatizou o novo secretário.

A cerimônia contou com presença do prefeito Jairo Jorge; do secretário de Segurança do Estado, Sandro Caron de Moraes; do ex-governador e atual diretor direção do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ranolfo Vieira Júnior; do deputado federal Luiz Carlos Busato e da deputada estadual Nadine Anflor. Representantes da Polícia Civil, da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros, das guardas municipais de Canoas e Campo Bom, da Polícia Penal e da Guarda de Trânsito também estiveram presentes.

Sobre o secretário

Natural de Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, Pacífico é graduado em Direito pelo Instituto Metodista Bennett do Rio de Janeiro. Em 1999, já atuava como delegado no Rio Grande do Sul, no município de Campo Bom. Com 24 anos de carreira na área policial, tem em seu currículo passagem por diversas cidades e núcleos da Polícia Civil, como o Deic, Delegacia Fazendária e Delegacia de Combate à Roubo de Cargas. Em 2008, é transferido para a 1ª DP de Canoas. Comandou a 2ª Divisão Regional Metropolitana da Polícia Civil gaúcha, sendo um dos responsáveis por uma das mais bem-sucedidas operações já realizadas pela polícia gaúcha: a Cova Rasa, de 2009, que resultou na prisão de mais de 40 pessoas envolvidas em assassinatos motivados pelo tráfico de drogas em Canoas.

De 2011 a 2012, foi subsecretário de Integração Institucional da Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social do Espírito Santo. Já entre 2013 a 2014, foi secretário de Segurança Pública e Cidadania de Canoas. Ao encerrar sua primeira passagem como secretário, ocupou o cargo de subsecretário de Estado de Integração Institucional da SESP. Em 2021 retorna ao Rio Grande do Sul e passa a ser o chefe de gabinete da Secretaria de Segurança Pública, onde permaneceu até março de 2023.

Leave a Reply