Chamado de “fascista” por Lula, Agronegócio do Brasil já soma PIB semelhante a toda economia da Argentina

Criticado pelo presidente Lula, como um setor controlado por “fascistas”, o agronegócio brasileiro, além de garantir alimentos para o mundo inteiro, cresce mesmo sem receber subsídios diretos do governo, como acontece nos Estados Unidos, em diversos países europeus, seus concorrentes diretos nos mercados internacionais.

Um levantamento publicado pelo “Estadão” com base em dados oficiais, mostra que entre 2002 e 2022, o PIB agrícola do Brasil saltou de U$ 122 bilhões para U$ 500 bilhões, o que equivale ao PIB da Argentina.

Este crescimento é resultado de evolução da tecnologia utilizada no campo, somada à pesquisa, mais informação e competência dos produtores. Mostrando eficiência do produtor brasileiro, no período ocorreu um crescimento de 230% na produção de grãos, para um aumento da área plantada de 76,5% no período. Enquanto a safra 2002/03 rendeu 47,4 milhões de toneladas de soja, a atual terá produção de 152,9 milhões, um aumento de 322%, segundo a Conab, Companhia Brasileira de Abastecimento.

Leave a Reply