Censura: Justiça manda YouTube retirar do ar vídeo de Leo Lins

Humorista afirma que a determinação judicial pode afetar 95% dos conteúdos humorísticos da plataforma

Justiça retira show de Leo Lins do YouTube por piadas com minorias

O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou a retirada do especial de comédia Perturbador, do humorista Leo Lins, do YouTube. O vídeo, gravado durante uma apresentação em Curitiba, registrava mais de 3 milhões de visualizações e estava disponível na plataforma desde dezembro de 2022. A decisão da Justiça foi provocada por um pedido do Ministério Público.

Em suas redes sociais, Leo Lins fez uma publicação afirmando que a determinação judicial pode afetar 95% dos conteúdos humorísticos da plataforma.

“Este processo tem consequências absurdas”, lamentou o humorista. “Há muito mais em jogo. A justificativa para remover meu show de stand-up pode ser usada basicamente para remover 95% dos especiais de humor”, escreveu ele.

Em entrevista dada à emissora CNN Brasil, Lins afirmou que sofreu censura e que seu vídeo não violou nenhuma norma do YouTube — o conteúdo ainda era monetizado pela plataforma.

“O Ministério Público passou por cima da plataforma e considerou o show como um ato criminoso”, afirmou Lins. “Vou aguardar meu julgamento. Espero não ser preso. Mas, caso seja, com a superlotação das cadeias, meu show vai continuar lotado”, caçoou o comediante.

Leo Lins avisa: que MP e justiça não entenderam, que foi uma piada

“A propósito, isso foi uma piada”, declarou o comediante. “Utilizei um caso hipotético e uma figura de linguagem para isso. Estou explicando, para não acharem que foi um crime de ódio. E, como fiz a piada comigo e sou um homem branco hétero, creio que não tem problema, pois é um dos únicos temas permitidos, segundo o processo”, concluiu.

Leave a Reply