Até Marcel Van Hattem perdeu a paciência com João Amoedo

Leia a coluna de Flavio Pereira no jornal O SUL:                                                https://www.osul.com.br/ate-marcel-van-hattem-perdeu-a-paciencia-com-joao-amoedo/

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

O rescaldo do caso Daniel Silveira trouxe um racha no partido Novo. Das 24 legendas na Câmara, o Novo foi a única bancada a votar unida contra a prisão de Daniel Silveira.

João Amoedo, fundador do NOVO, que foi candidato à Presidência da República em 2018, e hoje não ocupa mais a presidência do partido, adotou um discurso radical de oposição ao Governo de Jair Bolsonaro, e agora fez uma dura crítica aos deputados da bancada federal, pelo voto e favor das prerrogativas, e contra a manutenção da prisão do deputado Daniel Silveira pelo STF:

– Como filiado do NOVO, discordo do voto da bancada que foi contra a manutenção da prisão do deputado bolsonarista. É decepcionante, também, que o partido não seja oposição ao desgoverno que temos hoje. Não era esse o papel que imaginávamos para o NOVO quando da sua fundação.

Marcel: Novo não tem dono!

Amoedo recebeu do ex-líder da bancada, o deputado federal gaúcho Marcel Van Hattem, uma resposta forte:

– Pena que discorda! Mas prova que partido Novo não tem dono mas valores! Defender princípios liberais e a Constituição, mesmo que 1 dos 181 fundadores não os defenda mais, dá ORGULHO da bancada do Novo na Câmara. Nem fanáticos a favor nem fanáticos contra: somos INDEPENDENTES!

O deputado gaúcho foi pontual na sua posição:

– Como tenho dito: não concordo com o discurso dele, mas o foro para tratar disso é o Conselho de Ética da Câmara, não um ato autoritário do STF.

Até Fake News em O Globo para atacar Marcel

O colunista Bernardo Melo Franco publicou em O Globo, uma fake news atribuindo a Marcel Van Hattem, uma inusitada comparação do deputado Daniel Silveira ao ex-deputado Márcio Moreira Alves.

Relembrando o caso Moreira Alves

Em setembro de 1968, o deputado Marcio Moreira Alves fez um discurso radical na Câmara protestando contra a invasão da Universidade de Brasília pela Polícia Militar. O Supremo Tribunal Federal, encaminhou pedido de cassação. O pedido foi recusado na sessão de 12 de dezembro pela Câmara. Os deputados rejeitaram o pedido, contrariando o STF e o Regime militar, e colocando acima do tom radical do discurso de Moreira Alves, a defesa das prerrogativas dos parlamentares.

Mas eram outros tempos.

O contraponto de Marcel Van Hattem

O deputado gaúcho encaminhou um pedido de esclarecimento a O Globo:

“Não comparei Daniel Silveira a Márcio Moreira Alves, mas tracei um paralelo entre as situações históricas. O caso de Daniel Silveira deve ser tratado pelo Conselho de Ética da Câmara, não por uma medida arbitrária e inconstitucional do Supremo”.

Leave a Reply