Após STF proibir operações da polícia nos morros, tráfico monta sua base em cima da sede da PM no Andaraí.

Traficantes montaram uma base em cima da UPP do Andaraí, na Zona Norte do Rio depois que o STF julgando a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635, proibiu a Polícia de atuar no combate aos crimes nas comunidades e favelas. 

Resultado de imagem para upp andaraí e trafico

 

Os criminosos ficam literalmente sobre as cabeças dos PMs: a sede da unidade fica embaixo de uma quadra poliesportiva, onde os criminosos se instalaram e se revezam em plantões, monitorando a movimentação dos agentes. Fotografias que integram relatório interno da unidade obtido pelo EXTRA mostram os traficantes — alguns deles foragidos — portando fuzis e usando drogas no local, poucos metros acima da porta de entrada da UPP.

A decisão do STF

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão de operações policiais contra criminosos em  favelas e comunidades do Rio de Janeiro durante a pandemia do novo coronavírus. A medida atendeu a petição do PSB (Partido Socialista Brasileiro) na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635.
No plenário virtual do STF,a medida foi ampliada. A decisão limita o uso de helicópteros, determina a preservação de vestígios de crimes e proíbe o uso de escolas e unidades de saúde como bases operacionais das polícias militar e civil.

Leave a Reply