Apoio à reeleiçlão de Jair Bolsonaro chega a 70% na bancada federal do MDB

Leia a coluna de Flavio Pereira no jornal O SUL.

Dentro do MDB nacional, o maior desafio atual será descobrir uma saída para desembarcar da pré-candidatura da senadora Simone Tebet à presidência da República sem causar maiores danos políticos. Com percentuais que não chegam a 2%, o apoio à senadora fez o PSDB aumentar a conta para apoiá-la, depois de descartar o ex-governador João Dória, que rumava para os 6%. A forma elegante encontrada pelo PSDB para desistir de Simone Tebet será impor exigências inaceitáveis ao MDB, como a retirada de candidaturas emedebistas em diversos estados e apoio incondicional a candidatos tucanos.

Bancada federal com Jair Bolsonaro

Na bancada federal do MDB, uma pesquisa sinaliza o baixo grau de confiança na candidatura própria: 70% dos deputados federais preferem apoiar a reeleição do presidente Jair Bolsonaro. Os restantes 30% se dividem entre apoios ao ex-presidiário Lula, a Simone Tebet e indecisos.

Tarefas dos caciques do MDB

No Rio Grande do Sul, caciques do MDB priorizam duas tarefas: tentar atrair o ex-governador José Ivo Sartori para a disputa ao Senado, como forma de fortalecer a chapa majoritária, que tem como pré-candidato a governador, o deputado estadual Gabriel Souza.

A segunda tarefa, mais difícil, será juntar os cacos dos atritos entre o deputado federal Alceu Moreira e Gabriel Souza e as alas que os apoiam. Na semana passada, Souza agendou, em Campo Bom, um evento no mesmo dia e horário da homenagem ao aniversário de Alceu Moreira, após receber sinais claros de que não seria bem vindo à comemoração do aniversariante em Esteio.

Leave a Reply