Voluntários do Instituto Moinhos Social atendem vítimas das enchentes em Muçum

Profissionais da saúde estão na cidade desde quinta (7) e devem permanecer pelo menos até sábado (9

Voluntários do Instituto Moinhos Social, braço social do Hospital Moinhos de Vento, se deslocaram a Muçum nesta quinta-feira (7) para prestar auxílio de saúde às vítimas das enchentes no Vale do Taquari. Além da campanha de doação em dinheiro, o IMS mobilizou técnicos de enfermagem e enfermeiros voluntários para atuar na linha de frente no município.

Nenhuma descrição disponível.
“Desde o primeiro dia, o Instituto Moinhos Social se colocou à disposição do governo do Estado para o que fosse necessário, tanto com donativos como com recursos humanos e insumos de saúde. Muitos profissionais de saúde do município perderam familiares, tiveram suas casas destruídas – e estavam tendo de trabalhar da mesma forma, mesmo exaustos e com todas as questões pessoais. Então, nossos enfermeiros estão substituindo o plantão desses profissioais”, relata Monique Pimentel, supervisora do Instituto Moinhos Social.

Além das vítimas das enchentes que chegam ao Hospital Beneficente Nossa Senhora Aparecida, os voluntários do Moinhos de Vento estão prestando atendimento a quem já estava internado, como os mais de 60 idosos da unidade geriátrica, grávidas e hipertensos. As equipes devem permanecer na cidade pelo menos até sábado, com possibilidade de prorrogação da estada caso haja necessidade apontada pela Secretaria Estadual da Saúde.

“Esse é o nosso propósito: cuidar das pessoas. Normalmente, é dentro do nosso Hospital, mas, hoje, levamos nossos profissionais até quem mais precisava – e assim o faremos sempre que houver um chamado da sociedade”, garante Mohamed Parrini, CEO do Hospital.

O município de Muçum registra 14 dos 39 óbitos confirmados até a noite de quinta. É a maior tragédia natural em décadas no Rio Grande do Sul.

Saiba como ajudar

O Instituto Moinhos Social também é um canal de doação para quem quiser ajudar as vítimas das enchentes que atingiram mais de 60 municípios do Rio Grande do Sul. A campanha do Moinhos envolve doação em dinheiro. Para cada real doado, o Instituto Moinhos Social doará outro. A doação pode ser feita para a chave PIX moinhos.social@hmv.org.br.

Com o valor arrecadado, o IMS vai adquirir itens, de acordo com as principais necessidades apontadas, e destinar à Divisão de Assistência às Comunidades Atingidas (DACA). A prestação de contas será feita no site do Hospital Moinhos de Vento, ao fim da campanha.

Leave a Reply