Pepe Mujica e Cristopher Goulart, um encontro de gerações no Uruguai

O advogado e analista político Christopher Goulart, neto do ex-presidente do Brasil João Goulart, preferiu passar o período do carnaval no Uruguai para visitas a familiares. Christopher, que nasceu em Londres, mas possui também as cidadanias uruguaia e brasileira, relata ao colunista, um encontro que considerou especial. Foi na segunda-feira (12), quando esteve na chácara do ex-presidente Pepe Mujica, nos arredores de Montevidéu. A reunião, no ambiente simples, foi previamente marcada pela esposa de Mujica, a ex-vice-presidente do Uruguai Lucía Topolanski. Mujica foi Presidente da República Oriental do Uruguai entre 2010 e 2015. Após deixar a presidência, foi senador de março de 2015 até agosto de 2018.

Nenhuma descrição disponível.

Projeto cria “Educação integrativa” entre Brasil, Argentina e Uruguai

Christopher revela ainda, que Mujica lhe apresentou um projeto interessante, que pretende aperfeiçoar antes de levar adiante, que cria “Universidades Integrativas”, com títulos universitários inter-regionais. Seriam estabelecimentos para permitir a formação de jovens nas faixas de fronteira com Brasil e Argentina, que não exigiriam posterior revalidação nos dois países, para o exercício profissional. A primeira experiência seria em Rivera na fronteira com Santana do Livramento, no Brasil.

O processo eleitoral no Uruguai também esteve na pauta

Durante o encontro, segundo o relato de Christopher ao colunista, conversaram sobre o processo eleitoral no Uruguai, onde a eleição presidencial está marcada para outubro. A Frente Ampla encontra-se num processo de disputa interna entre a intendente de Montevidéu Carolina Cosse e Yamandu Orsi, intendente de Canelones. Um deles será o candidato da Frente Ampla. Christopher revela que estará alinhado com Orsi, “por ser o candidato de centro-esquerda, apoiado pelo grupo de Pepe Mujica”. Na conversa identificaram uma grande oportunidade da Frente Ampla retomar o comando do governo uruguaio nas eleições deste ano. Para Christopher, “foi um dia histórico. Eu queria muito conhecer pessoalmente o Mujica, e fiquei até emocionado pela sua simplicidade e pela cultura politica desse líder politico”, comenta.

Leave a Reply