Em meio a crise com militares, Lula demkite Comandante do Exército.

Com um discurso de paz e amor,mas ações de confronto e provocação, Lula demitiu neste sábado,o comandante do Exército, General Julio Cesar de Arruda.

PoderData: presença de militares na política divide população

O General Julio Cesar de Arruda será substituido pelo Comandante Militar do Sudeste, General de Exército , que esta semana fez um discurso incisivo em defesa do resultado eleitoral de 2022.

O general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, que era o segundo na lista de militares que poderiam se tornar comandantes no governo Lula conforme o critério de antiguidade. Ele é o atual comandante militar do Sudeste e recentemente fez um longo discurso pregando a confiança no resultado das urnas e Forças Armadas apartidárias.

Arruma havia assumido o comando do Exército de forma interina no dia 30 de dezembro ainda na gestão Bolsonaro após acordo entre o atual da Defesa no governo Lula, José Múcio Monteiro, e o titular anterior da pasta, Paulo Sérgio Nogueira. Na ocasião, a escolha de Lula pelo general Arruda deu-se mais pelo respeito ao critério de antiguidade – o agora ex- comandante é o mais antigo general quatro estrelas da ativa do Exército Brasileiro – do que por alinhamento político.

Após os ataques aos prédios dos Três Poderes, no último dia 8, a relação entre Lula e o general passou a ficar fragilizada. Um dos motivos foi que Arruda teria impedido a entrada de policiais militares do Distrito Federal no acampamento montado por manifestantes em frente ao Quartel General do Exército após os atos de vandalismo.

Reunião entre Lula e Defesa deveria “virar a página”

No encontro de ontem entre Lula, o ministro da Defesa José Múcio e os comandantes das Forças Armadas, incluindo Arruda, Múcio afirmou que a reunião serviu para “virar a página” e criar um ambiente de distensão entre o governo e as Forças Armadaa, informa a Gazeta do Povo.

Na ocasião, Múcio afirmou que se ficar comprovada a participação de algum militar nos atos praticados nas sedes dos Três Poderes, o mesmo irá responder individualmente como cidadão. Segundo ele, os militares estavam cientes e de acordo com as providências adotadas pelo governo. O discurso do ministro da Defesa foi no sentido oposto ao do presidente Lula (PT), que afirmou em outras ocasiões que via o envolvimento direto de militares nas manifestações.

Exonerações após desconfiança de Lula com militares

Na terça-feira (17) o presidente Lula exonerou 43 militares que cuidavam que atuavam na administração e segurança do Palácio da Alvorada e da Granja do Torto, residências oficiais da presidência da República. Também foram dispensados três militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que atuavam na Coordenação-Geral de Operações de Segurança Presidencial. A relação tem militares do Exército, Marinha e Aeronáutica. Dias depois outros 13 militares que trabalhavam no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) foram demitidos.

Na ocasião, o presidente afirmou ainda que iria fazer uma “triagem” para identificar apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro que ainda atuavam dentro do Palácio. “Nós estamos no momento de fazer uma triagem profunda, porque a verdade é que o Palácio estava repleto de bolsonaristas, de militares, e nós queremos ver se a gente consegue corrigir para que a gente possa colocar funcionário de carreira, de preferência funcionários civis, ou que estavam aqui ou que foram afastados, para que isso aqui se transforme em um gabinete civil”, declarou.

VEJA TAMBÉM:
Novo comandante do Exército pregou confiança nas urnas e Forças Armadas apartidárias: “ser militar é isso”
Vandalismo de 8 de janeiro aumenta a desconfiança mútua entre militares e Lula
Lula desconfia da segurança no Planalto e diz que Forças Armadas não são poder moderador
Como fica a imagem das Forças Armadas depois de Bolsonaro
Lula exonera 43 militares que trabalhavam no Palácio da Alvorada e na Granja do Torto

Deixe sua opinião
Como você se sentiu com o conteúdo dessa matéria?
Carregando…
Encontrou algo errado na matéria?COMUNIQUE ERROS
Sobre a Gazeta do Povo
Como você se sentiu com o conteúdo dessa matéria?
Carregando…

Principais Manchetes

Viagem de Lula à Argentina e ao Uruguai marca guinada externa de esquerda com aceno à direita

Lula demite comandante do Exército após crise gerada por atos de vandalismo em Brasília

Novo comandante do Exército pregou confiança nas urnas e Forças Armadas apartidárias: “Ser militar é isso”

Atos de vandalismo podem deixar Bolsonaro inelegível? Leia na Gazeta do Povo Revista da semana
+ na Gazeta

Após decretação de emergência sanitária em aldeias, comitiva do governo visita Roraima

Viagem de Lula à Argentina e ao Uruguai marca guinada externa de esquerda com aceno à direita

O que esperar da “bancada liberal” para a próxima legislatura

Vandalismo dá a Moraes mais poder para manter investigações contra Bolsonaro no STF
Receba nossas NEWSLETTERS
RECEBER
Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, incluindo o recebimento de conteúdos e promoções da Gazeta do Povo. O descadastramento pode ser feito a qualquer momento neste link.

Receba nossas notícias
NO CELULAR
WHATSAPP
TELEGRAM
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Inscreva-se no nosso FEED RSS
Aguarde…
Carregando comentários.
Gazeta do PovoRepúblicaLula demite comandante do Exército após crise gerada por atos de vandalismo em Brasília
Acompanhe a Gazeta do Povo nas redes sociais
Gazeta do Povo
Sobre a Gazeta
Conheça a Gazeta
Expediente
Mapa do Site
Política de Privacidade
Termos de uso
About Gazeta do Povo
Notícias
República
Paraná
Mundo
Economia
UmDois Esportes
Vida e Cidadania
Educação
Ideias
Opinião
Vozes
Opinião
Convicções
Ideias
Mais
Bom Gourmet
Haus
Gazz Conecta
Sempre Família
Clube Gazeta do Povo
Podcasts
Vídeos
Especiais
Informações
Minha Conta
Assine
Fale Conosco
Anuncie
Trabalhe Conosco
Dúvidas Frequentes
Olá, !

 

Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/lula-demite-comandante-do-exercito-general-arruda-tres-semanas-apos-nomeacao/
Copyright © 2023, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Leave a Reply