Ao lado de Hamilton Mourão, senador Rogerio Marinho pede ao presidente do STF a suspeição de Alexandre de Moraes

O lider da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), acompanhado pelo ex-vice-presidente da Republica e senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e pelos senadores Márcio Bittar (União-AC), e Izalci Lucas (PSDB-DF) esteve ontem com o presidente do STF, ministro Luis Roberto Barroso. Marinho revelou em entrevista logo após o encontro, que os senadores pediram ao presidente do STF, Roberto Barroso, a saída do ministro Alexandre de Moraes dos inquéritos que investigam o 8 de janeiro. Marinho comentou com o presidente do STF, a preocupação dos senadores com “tom político” de Alexandre de Moraes, em especial no recente episódio da busca e apreensão feita contra o líder da oposição na Câmara, Carlos Jordy (PL-RJ). Outros temas tratados:
* As declarações do ministro Alexandre de Moraes a uma emissora de TV, em que ele afirma que havia uma ameaça de matá-lo ‘em praça pública’. “Nós achamos que ele deveria abrir mão de conduzir o processo para que no futuro não haja nulidade”, disse Marinho, mencionando a suspeição de Moraes.
* Os intermináveis inquéritos das ‘fake news‘ e ‘atos antidemocráticos’. Sovre isso, Marinho disse ao presidente do STF que “Vivemos uma situação de excepcionalidade. Não há sentido nessa perpetuação de um inquérito que não termina nunca”.
* A ‘hipertrofia’ do judiciário sobre o legislativo. Sobre isso, o senador Rogerio Marinho disse que o presidente do STF se comprometeu em levar esta preocupação dos parlamentares aos demais ministros da Corte.
* A negativa do ministro Alexandre de Moraes em conceder anistia aos presos do 8 de janeiro, tida como ‘política’ e descontextualizada”. Marinho lembrou os casos de Dilma Rousseff, José Genoino, Leonel Brizola, Miguel Arrais e Luiz Carlos Prestes “beneficiados por uma reconciliação nacional”.
Hamilton Mourão: “deixamos clara nossa posição”
O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) resumiu à coluna o conjunto de pautas levadas ao encontro com o presidente do STF:
– Hoje (24), junto com outros senadores, acompanhei o Senador Rogério Marinho (PL/RN), líder da Oposição no Senado Federal, em reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luís Roberto Barroso.
No encontro, falamos sobre o necessário equilíbrio e respeito entre os poderes, deixando clara a nossa posição em relação aos inquéritos e a necessidade de anistia.”

Leave a Reply