Da coluna de Flavio Pereira no jornal O SUL
O presidente da Calçados Beira Rio S.A, o ex-deputado federal Roberto Argenta, defendeu em Brasília a manutenção das condições para que o setor calçadista continue gerando empregos e divisas para o País. Argenta foi o único líder nacional do setor calçadista que manteve em Brasília, diversos contatos, defendendo a competitividade do setor, no texto da reforma trabalhista em votação pelo Congresso. No encontro com o vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, na terça-feira (4) Argenta destacou a importância de ações para manutenção dos postos de trabalho em todo o país.
Argenta defendeu tributação justa para produtos importados
Dentre outros temas tratados no encontro com o vice-presidente Alckmin, Roberto Argenta defendeu a busca por uma tributação justa aplicada aos produtos que entram no Brasil, adquiridos através de sites estrangeiros que burlam impostos. Argenta, com conhecimento de causa de quem comercializa seus produtos para mais de 26 mil lojas no País, argumentou que essas isenções aos sites estrangeiros geram prejuízos aos estabelecimentos e aumentam a preocupação, colocando em risco o emprego tanto no segmento de serviços, quanto no varejo e na indústria.
Investimentos em infraestrutura com Fundo Soberano
Roberto Argenta expôs a Geraldo Alckmin, a proposta que tem defendido há pelo menos dois anos, de maior investimento à infraestrutura, em especial às rodovias, portos, aeroportos e estradas ferroviárias, que carecem de investimentos. Ele expôs a Geraldo Alckmin a possibilidade de mais investimentos na área da infraestrutura, que poderiam ser impulsionados pela formação de um fundo soberano, alocando recursos do superavit comercial. Roberto Argenta observou que no primeiro semestre de 2023, o superavit gerado foi de 40 bilhões, e que, “se usássemos 50% desse valor através do fundo soberano, poderíamos ter essas obras em andamento, beneficiando setores-pilares da economia em todo o território.” Alckmim ouviu atentamente as propostas, e mostrou-se interessado nas informações apresentadas por Argenta, reforçando o compromisso de transmiti-las pessoalmente ao Ministro da Economia, Fernando Haddad.
