VÍDEO – FAB lança mantimentos para famílias ilhadas em áreas isoladas pelas enchentes no RS

A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou, nesta quinta-feira, uma operação de assistência humanitária no Rio Grande do Sul, para lançar cargas aéreas de mantimentos e itens essenciais às famílias que seguem ilhadas. Após dias de tragédia, diversas comunidades permanecem isoladas devido às enchentes que assolam a região.

A primeira carga, composta por 2,4 toneladas de fardos contendo alimentos e água, foi lançada na cidade de São Jerônimo, localizada a 80 km de Porto Alegre. Com seus 21 mil habitantes, o município foi um dos mais afetados pelas inundações, com muitas famílias sofrendo perdas significativas devido à força das águas. As missões buscam trazer mais agilidade no atendimento à população isolada, uma vez que muitas estradas encontram-se obstruídas.

Coordenado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), o primeiro lançamento foi realizado a partir da aeronave C-105 Amazonas do Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV), o Esquadrão Onça, sediado na Base Aérea de Campo Grande (BACG). O avião foi deslocado para operar a partir da Base Aérea de Santa Maria (BASM).

O material foi equipado com paraquedas e deve ser recolhido e distribuído pelas autoridades locais. Após a missão de lançamento, foram transportados 4,5 toneladas de insumos hospitalares e material de resgate até a Base Aérea de Santa Maria (BASM). O material foi embarcado na Base Aérea de Canoas.

Lançamento para família ilhada

 

Também nesta quinta-feira, uma aeronave SC-105, utilizada para buscas na área de enchentes, lançou mantimentos para uma família que estava ilhada próximo ao município de Rio Pardo. No material lançado, havia garrafas de água, alimentos, lanterna e ponchos.

Os tripulantes da aeronave lançam uma mensagem solicitando que os ilhados sinalizem em caso de necessidade de resgate ou de suprimentos. Os moradores são orientados a montar um sinal de “Y” no chão se precisarem ser resgatados ou “X” se quiserem mantimentos. Neste caso, os ilhados montaram um sinal de X.

Leave a Reply