TCU anuncia força-tarefa para priorizar emergência no Rio Grande do Sul. Ministro Augusto Nardes será relator do trabalho.

O Tribunal de Contas da União, dentro do novo contexto de flexibilização, vai realizar uma força-tarefa, denominada Recupera Rio Grande do Sul, que terá como relator o ministro Augusto Nardes. A medida foi anunciada na sessão plenária de ontem do TCU, quando Augusto Nardes fez um relato da dimensão da tragédia que se abate sobre o Estado: “A maior catástrofe climática que se tem notícia na história deste país. Uma verdadeira tragédia de dimensões inimagináveis. Dos 497 municípios do estado, 364 foram afetados e 336 estão em situação de calamidade pública, segundo dados da Defesa Civil atualizados até a data de ontem. Mais de dois terços do território”, descreveu. O presidente do TCU Bruno Dantas deu aos demais ministros, conhecimento das medidas que a Corte adotou para colaborar no esforço conjunto de reconstrução e de assistência às vítimas da tragédia.

Augusto Nardes mencionou as condições atuais do saneamento básico nas cidades afetadas e a propagação de doenças, o impacto para a produção agropecuária, indústria e comércio do estado e os efeitos no abastecimento, no emprego e na renda ainda são incalculáveis. Ele projeta um impacto orçamentário gigantesco no Pro Agro do próximo ano, “cenário que prenuncia profunda repercussão na economia de todo o país, não apenas do Rio Grande do Sul”.

Leave a Reply