Serviço telefônico amplia acesso a cadeiras especiais que permitem banho de mar a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

“Ela é muito aventureira, gosta do mar, e isso ajuda a liberar o estresse e a musculatura. É algo terapêutico e que tem sido muito bom para ela”, disse Araci de Christo, mãe de Deise, cuja paralisia cerebral não a impede de desfrutar o lado bom da vida. Aos 29 anos, Deise já está familiarizada com o pessoal da Faders: há vários anos, frequenta a praia de Capão da Canoa para tomar o banho assistido. Na quinta-feira, entrou na água e voltou com o semblante feliz e emitiu algumas palavras confirmando que havia gostado da atividade, mais uma vez.

O banho em cadeira anfíbia é feito com toda a segurança pela Faders. Em cada município parceiro, há um profissional habilitado para supervisionar o processo. São fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais ou educadores físicos. Além disso, a fundação realiza capacitações para treinar voluntários, que auxiliam os técnicos durante os procedimentos. A mais recente capacitação formou mais de 300 pessoas para atuarem voluntariamente no projeto. O Corpo de Bombeiros Militar, com o apoio dos guarda-vidas, também oferece o suporte necessário para a prestação do serviço.

“A gente tem que olhar para o céu azul e agradecer. O nosso mar aqui hoje está lindo, maravilhoso. Vamos tomar um banho gostoso, bem saudável, porque o mar está convidativo mesmo”, disse Norberto Einsfelt, 69 anos, pouco antes de aproveitar, pela segunda vez, a experiência.

Na hora do banho, as PcD são transferidas de suas cadeiras habituais para uma anfíbia. Os profissionais descem a rampa de acesso, com todo o cuidado, guiando as cadeiras em direção ao mar. Na travessia pela areia da praia, o clima é de alegria e animação. Os ventos sopram, a brisa do mar ecoa e, logo, a água salgada começa a tocar os pés. Diante do oceano, os ares são de felicidade, trazendo um misto de sensações.

A ocasião vai ficando cada vez mais divertida e revigorante, à medida que o nível da água sobe. Em todo o tempo, dois voluntários seguram firmemente a cadeira e familiares do banhista se mantêm sempre próximos, promovendo um momento de integração e acolhimento. As expressões traduzem liberdade, quebra de barreiras e superação de desafios: não há mais distância entre a PcD e o mar.

Os benefícios do banho assistido vão além do lazer, da acessibilidade e da inclusão. A experiência também promove saúde e bem-estar, levando mais qualidade de vida para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Norberto foi acometido de uma doença na coluna vertebral, passou por cirurgia e faz fisioterapia para retomar os movimentos. O veranista acredita que os banhos de mar na cadeira anfíbia também podem ajudar na sua reabilitação. “Se Deus quiser, vai melhorar. Agradeço a toda a equipe da Faders, porque é mais um recurso que temos à disposição. É preciso essa alegria para as pessoas poderem viver melhor, deixarem de ver a vida passar pela janela, viverem com dignidade”, disse.

A coordenadora do Rede Praia Acessível, Claudia Alfama, explica que o alcance do projeto vem crescendo. “O nosso slogan começou assim: o sol é para todos, a areia e o mar. Agora ele se transformou em rio, lago, lagoa, cachoeira e piscina. Estamos destacando a piscina, porque Bagé não conta com mar, lago ou lagoa, mas as cadeiras anfíbias estão sendo utilizadas em três clubes do município que oferecem banho de piscina”, salientou.

Neste verão, a implantação do Disque Praia Acessível vai ampliar e flexibilizar a abrangência da iniciativa. Quem quiser usar o serviço poderá ir à praia ou balneário mais próximo, porque a Faders deslocará equipes para oferecer o banho mais perto de onde o usuário estiver, e não só em locais fixos e pré-determinados. O número é (51) 98594-5900 e funciona como WhatsApp.

“Antes, tinha um calendário e horários definidos para que pudessem acessar o serviço. Então, criamos o Disque Banho Assistido. A pessoa manda uma mensagem e nós respondemos o mais rápido possível. Diz quando e onde estará em veraneio. Se não tem um balneário próximo e ela não consegue se deslocar, agendamos e vamos até ela, para fazer o banho assistido, com toda a segurança”, afirmou Lang.

Para os voluntários, essa vivência também é extremamente gratificante. São pessoas que doam do seu tempo e disposição, de forma não remunerada, para possibilitar essa alegria a outras pessoas. “É uma atitude que, de forma isolada, não trará a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, mas é um passo muito importante para isso”, disse o funcionário público Pietro Barreto, 27 anos.

Desde a sua criação, o Rede Praia Acessível realizou quase 9 mil atendimentos. De 2012 até fevereiro de 2020, antes de a covid-19 chegar ao Brasil, mais de 8 mil. No verão de 2022, com o retorno pós-pandemia, houve aproximadamente 320, em oito municípios. Neste verão, até 15 de janeiro, foram 128 atendimentos.

Agora, com o Disque Banho Acessível, a expectativa é que os verões no Estado se tornem cada vez mais inclusivos. “Não é um evento pontual. Nós iremos aonde o usuário estiver fazendo o veraneio com os seus familiares. A pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida também vai poder curtir a temporada de verão”, pontuou Lang.

Onde há cadeira anfíbia para banho assistido
As datas e horários dos banhos assistidos podem ser conferidos nos sites e redes sociais de cada um dos municípios.

Arambaré: em frente ao Centro Cultural Inúbia
Arroio do Sal: Beira Mar – junto ao Quiosque do Turismo
Bagé: Cesarino Espaço Recreativo, Círculo Militar de Bagé e Cantegril Clube de Bagé
Balneário Pinhal: Centro (Castelo Branco e Travessa 13) – Guarita 199 e Magistério (Avenida Salgado Filho e Rua São Jerônimo) – Guarita 209
Barra do Ribeiro: Praia da Picada
Cachoeira do Sul:  Balneário Praia Nova – Margem direita do Rio Jacuí
Capão da Canoa: Avenida Beira-mar – Calçadão (Guarita 76) e Parque Náutic
Cidreira: Calçadão Kanitã
Cristal: Balneário do Rio Camaquã
Imbé: Centro, Presidente, Nordeste, Ipiranga, Harmonia, Mariluz, Mariluz Norte, Albatroz, Santa Teresinha e Imara, nas guaritas centrais de cada balneário
Morrinhos do Sul: Recanto do Vô Ilário, Recanto Beira Rio, Pytaias Eco
Mostardas: Balneário Mostardense, Guarita Central
Osório: Atlântida Sul (Guarita 108) e Mariápolis (Guarita 106)
Rio Grande: Cassino
Rio Pardo: Praia dos Ingazeiros
Três Coroas: Brasil Raft Park, Parque das Laranjeiras e Raft Adventure Park

Leave a Reply