Parlamentares brasileiros visitam Rambam, hospital referência em Israel

 

Em pauta o futuro da saúde, com parcerias estratégicas e colaborações hospitalares entre os países

Nesta quinta-feira, 7 de setembro, uma delegação formada por parlamentares brasileiros visitou o Rambam Health Care Campus, um dos hospitais referência de Israel, situado em Haifa, norte do país. Em pauta, o futuro da saúde e o fortalecimento das relações entre Brasil e Israel, com a construção de parcerias estratégicas e colaborações hospitalares entre os países.

A delegação era composta pelo senador Fabiano Contarato e pelos deputados federais Orlando Silva, Renata Abreu, Tabata Amaral, Pedro Paulo, Adriana Ventura, Kim Kataguiri, Luisa Canziani, Marcel van Hattem. Muriel Asseraf, representante do AJC Brasil, Ricardo Birkenstat, presidente executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), e Daniel Bialski, vice-presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib) também acompanharam os parlamentares na visita ao hospital israelense.

O grupo foi recepcionado por executivos do Rambam, Rafi Beyar, Zaher Azzam e Esty Golan, que conduziram um passeio pelo Hospital de Emergência Subterrâneo Fortificado Sammy Ofer do Rambam, onde testemunharam uma simulação de situação de emergência e ouviram como se desenvolveu a necessidade de um hospital subterrâneo fortificado. O local serviu como um dos mais importantes pontos de atendimento durante a pandemia de Covid-19. Além disso, conversaram como os países podem fortalecer os laços e intensificar as colaborações em busca do desenvolvimento da medicina e do futuro do atendimento em saúde.

Um dia antes, 6, outra delegação composta por 30 representantes do Hospital Israelita Albert Einstein, uma das referências de atendimento e prática da medicina do país, também visitou o Rambam com agenda e pauta semelhantes.

Na ocasião, o CEO do Rambam, Miki Halberthal e Rafi Beyar, presidente das Associações Internacionais de Amigos do Rambam, apresentaram ao presidente do Einstein, Dr. Sidney Klajner, Cláudio Lottemberg, presidente do Conselho do Einstein e colegas exemplos de desenvolvimentos clínicos e de pesquisa de ponta do Rambam em seus diversos departamentos, incluindo os setores de Cardiologia, Oncologia e Neurologia. Também foram apresentadas colaborações com o Instituto de Tecnologia Technion-Israel, com destaque para a importância entre a união da academia, da indústria, da engenharia e da medicina.

 

Sobre o Rambam Health Care Campus

O Rambam Health Care Campus é um hospital universitário e uma das cinco principais e mais avançadas instituições de saúde de Israel. Trata-se do maior centro interdisciplinar e referência para 12 hospitais distritais, oferecendo atendimento para cerca de 2,5 milhões de habitantes da região, além de receber pacientes de todo o país e do exterior.

Atualmente, conta com 6.085 funcionários, 65 departamentos com estrutura para internação com mil leitos, 39 institutos médicos, 15 laboratórios centrais, além de instalações clínicas especiais, incluindo o Instituto de Hematologia e Transplante de Medula Óssea, o Centro de Oncologia Joseph Fishman, o Hospital Infantil Ruth Rappaport, o Hospital do Coração Eyal Ofer e a Divisão de Cirurgia, que possui várias equipes cirúrgicas multidisciplinares nas áreas de otorrinolaringologia e cirurgia robótica, bem como um centro de pesquisa de cannabis medicinal exclusivo, sendo o único desse gênero no mundo.

O Rambam é referência e responsável pelo maior número de atendimento e tratamento de vítimas de trauma em Israel. Em seu Centro de Ensino para Situações de Trauma, Emergência e Vítimas em Massa já ministrou programas de treinamento para mais de 3 mil profissionais médicos de 61 países, preparando-os para implantar sistemas similares em seus países de origem. O centro também é referência em projetos de pesquisa. São mais de 2.100 projetos ativos, cujos impactos extrapolam as fronteiras nacionais, unindo conhecimento e tecnologia.

Leave a Reply