Mudança no calendário: veja como solicitar a reativação de benefício do INSS cassado

Os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão voltar a fazer a prova de vida anual agora em janeiro, inclusive os que deixaram de realizar o procedimento desde dezembro de 2020. É importante destacar que, a partir deste ano, a atualização cadastral será feita levando em conta o mês de aniversário do segurado. Se ela não for realizada no mês indicado, o pagamento poderá ser bloqueado ou suspenso pelo órgão.

É possível solicitar a reativação do benefício cassado pelo Meu INSS. Para começar, é preciso criar login e senha para acessar a plataforma. Já no ambiente virtual do instituto, selecione o ícone “Meus benefícios” e cheque se ele está cassado ou suspenso. Na barra de busca, clique em “Reativar benefício”. Logo depois, atualize os dados cadastrais e clique em “Avançar”. Preencha os dados solicitados para concluir o requerimento.
Nos casos em que os aposentados e os pensionistas têm biometria facial cadastrada nos bancos de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Departamentos de Trânsito (Detrans), o recadastramento pode ser feito de forma digital (via selfie), no aplicativo Meu INSS

As mudanças foram publicadas pelo INSS no Diário Oficial da União de ontem. A Portaria 1.400 detalha os prazos para a comprovação anual. Entre as mudanças, fica definido que os bloqueios passam a ser feitos a partir de julho de 2022 para quem não fizer a prova de vida no mês de aniversário, no período de janeiro a junho de 2022.

De acordo com o cronograma, para o segurado que deveria ter feito a prova de vida até dezembro de 2020 a data-limite é fevereiro de 2022. Já para quem deveria ter realizado o recadastramento de janeiro a junho de 2021, o prazo é março de 2022, e assim sucessivamente (confira as datas abaixo).

Os demais segurados que realizaram a prova de vida dentro do prazo, segundo o INSS, devem seguir a data de nascimento para fazer a nova comprovação neste ano.

Como para a grande maioria dos segurados a prova de vida é feita nos bancos, em geral os beneficiários são informados da necessidade de atualização cadastral pelos terminais de autoatendimento das agências bancárias ou nos guichês.

Caso haja a perda do prazo da comprovação e a suspensão do pagamento, o benefício poderá ser cassado após seis meses, se a prova de vida não for feita neste período. Ainda assim, é possível recuperar o pagamento. Neste caso, será preciso solicitar a reativação pelo Meu INSS ou no banco onde o segurado recebe o benefício.

As pessoas com mais de 80 anos de idade ou que não tenham condições de se locomover podem solicitar a visita de um servidor do órgão para a realização da prova de vida anual domiciliar ou hospitalar. O pedido pode ser feito pela central telefônica 135 e pelo aplicativo ou portal Meu INSS pelo segurado ou pelo representante legal.

Datas para quem não fez o recadastramento em 2021

Mês original x data-limite para realização

Até dezembro/2020 – Fevereiro/2022

Janeiro a junho/2021 – Março/2022

Julho e agosto/2021 – Abril/2022

Setembro e outubro/2021 – Maio/2022

Novembro e dezembro/2021 – Junho/2022

Leave a Reply