Ex-ministros da Defesa apoiam Múcio em reunião com Jaques Wagner

Comandante da pasta é alvo de críticas por perfil moderado e por ter apostado que acampamentos em frente ao Exército em Brasília se dissipariam.

Alvo de críticas de integrantes do governo Lula, o ministro da Defesa José Múcio Monteiro foi defendido por ex-comandantes da pasta que participaram nesta quarta-feira (11) de uma reunião virtual com o senador Jaques Wagner (PT-BA).

Estavam no encontro os ex-ministros Nelson Jobim, Aldo Rebelo, Raul Jungmann e Fernando Azevedo, além de Wagner, que ocupou o cargo em 2015 durante o governo de Dilma Rousseff (PT).

Os ex-ministros disseram a Wagner, que divide a liderança do governo no Senado com Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que apoiam a estratégia de Múcio e rejeitam “enquadrar militares”, segundo reportagem publicada pelo jornal Folha de S.Paulo.

Múcio tem recebido críticas por seu perfil moderado e, principalmente, por ter apostado que os acampamentos em frente ao QG do Exército em Brasília se dissipariam naturalmente após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — o que claramente não aconteceu e culminou nos atos golpistas de domingo (8).

Ele chegou a dizer publicamente que via legitimidade democrática nas pessoas que estavam acampadas em frente aos quartéis.

Ontem (10), o deputado federal André Janones (Avante-MG) afirmou que Múcio pediria demissão. Mas o ministro resistiu às pressões e divulgou nota dizendo que decidiu permanecer no cargo.

Segundo a reportagem, o Alto-Comando do Exército demonstrou grande insatisfação com a fala de Lula no domingo, cobrando generais por sua leniência com os golpistas acampados.

Do outro lado, os críticos de Múcio defendem que acalmar ânimos agora apenas daria continuidade a novos episódios de insubordinação, contaminando tropas estaduais das PMs.

A expectativa dos ex-ministros é de que Wagner leve a Lula as ponderações feitas no encontro.

Leave a Reply