Em Porto Alegre, Prefeitura permanece em atendimento à população da Região das Ilhas

A prefeitura segue com a força-tarefa da Defesa Civil e órgãos municipais para auxiliar os moradores das ilhas devido à elevação do Guaíba. Estão acolhidas 15 pessoas na Escola Estadual Alvarenga Peixoto, na Ilha Grande dos Marinheiros, onde foi montada uma estrutura temporária para abrigo. Os moradores estão recebendo alimentação, produtos de higiene e cuidados médicos, além de um local para dormir.

Moradores da região das Ilhas reclamam de alagamentos

A Defesa Civil municipal auxiliou na retirada de oito adultos e 19 crianças de suas residências, que foram levados para casas de familiares. Servidores municipais ajudaram também na distribuição de 50 colchões para a comunidade da Ilha do Pavão. “Com o cenário meteorológico dos últimos dias e as consequências dessa água descendo na Região das Ilhas, os órgãos municipais estabeleceram o bairro Arquipélago como prioridade”, explica o coordenador da Defesa Civil, Cel. Evaldo Rodrigues.

As equipes da Fundação de Assistência Social (Fasc), assim como da Guarda Municipal, estão em regime de plantão desde a noite de quarta-feira, 6, monitorando e orientando as áreas de risco, especialmente no bairro Arquipélago. “A ação conjunta com a Defesa Civil foi bem sucedida. Conseguimos atender as emergências e as equipes seguem em alerta”, informou o presidente da Fasc, Cristiano Roratto. O Gabinete da Primeira-Dama (GPD) também deslocou equipes para prestar auxílio à população. O Gabinete da Causa Animal (GCA) resgatou 30 animais desde o início do mutirão.

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão prestando assistência na região. “Contamos com profissionais no abrigo temporário montado na Escola Alvarenga Peixoto, na Ilha Grande dos Marinheiros, e também na Igreja Assembleia de Deus – Distrito 35 Ilhas, ao lado da Unidade de Saúde Ilha do Pavão, onde aproximadamente 60 pessoas estão sendo acolhidas pela comunidade com o apoio da prefeitura”, complementou o titular da pasta, Fernando Ritter.

Medição – O nível do Guaíba apresenta tendência de declínio, conforme a Defesa Civil. A leitura mais recente, na tarde desta sexta-feira, 8, foi de 2,38 metros na altura do Cais Mauá. Na tarde de quinta-feira, 7, estava em 2,45 metros. A força-tarefa é composta ainda por equipes dos Bombeiros, da Brigada Militar e do Exército.

Em caso de emergência, os moradores devem ligar para 199 (Defesa Civil) ou 193 (Bombeiros).

Leave a Reply