Em Canoas, Nível do rio está baixando na região da Praia do Paquetá

O Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil de Canoas permanece atento ao comportamento das águas da bacia do Rio dos Sinos no município. Por volta das 17h desta quarta-feira (21), nova medição na Praia do Paquetá demonstrou que o nível do rio estava baixando. Com a marca de 1,59 metros, o volume era de 0,39 centímetros acima do normal (1,2 metros), uma redução de dois centímetros em relação aos 1,61 metros observados no horário das 14h. Mesmo com cenário estável, a Defesa Civil mantém a cautela.

Até o início da noite desta quarta-feira, não havia registro de pessoas desalojadas ou desabrigadas em razão da cheia do rio. O temporal resultante da passagem de um ciclone extratropical, na semana passada, gerou somente danos materiais devido às fortes chuvas, que causaram alagamentos e invadiram residências.

Na região da Rua Berto Círio, o volume de água excedente de um riacho da região permanece na pista e exige a atenção de motoristas. O cenário não representa até o momento riscos para os canoenses que residem próximos da região.

Estrutura montada

Os ginásios das EMEFs Paulo VI (Av. Irineu Carvalho Braga, 2781, bairro Fátima) e Thiago Würth (Av. Rio Grande Do Sul, 4240, Mathias Velho) estão preparados para receber famílias da cidade, em caso de cheia nas regiões ribeirinhas de Canoas. Colchões, cobertas, roupas e alimentos foram levados aos dois locais, para garantir, se necessário, o atendimento aos desabrigados.

Como ajudar
As doações podem ser entregues nos seguintes locais:
Defesa Civil (R. Bandeirantes, 450, bairro Nossa Senhora das Graças)
Corpo de Bombeiros (Av. Santos Ferreira, 965, bairro Marechal Rondon)
Guarda Municipal (R. Humaitá, 1130, bairro Nossa Senhora das Graças) – aberto 24h
15° Batalhão de Polícia Militar (Av. Santos Ferreira, 4321, bairro Estância Velha)
Pontos de arrecadação da Campanha do Agasalho

Leave a Reply