Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, morre aos 82 anos em São Paulo

Maior ídolo do futebol brasileiro e tricampeão da Copa do Mundo pela Seleção Brasileira faleceu por complicações causadas por um câncer. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein desde 29 de novembro.

Morre Pelé, o imortal Rei do Futebol, aos 82 anos | Esportes | O Globo

A majestade do futebol descansou. Morreu, nesta quinta-feira (29/12), aos 82 anos, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Dono do incontestável título de Rei do esporte mais popular do planeta, o brasileiro tricampeão da Copa do Mundo com a camisa da Seleção Brasileira e autor de mais de mil gols na carreira não resistiu a problemas de saúde e morreu devido a falência múltipla dos órgãos causada por complicações de um câncer no intestino. Ele estava internado desde 29 de novembro no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

O diagnóstico do tumor de cólon (intestino grosso) de Pelé foi feito em setembro de 2021, quando ele passou por uma cirurgia. Desde então, as visitas do ex-jogador de futebol à unidade hospitalar passaram a ser frequentes e programadas. Em algumas delas, o ídolo chegou a ficar na UTI. No início de 2022, foram identificadas metástases no intestino, no pulmão e no fígado. Na última internação, os médicos constataram que o tratamento de quimioterapia não surtia mais efeitos.

Com isso, o Rei do Futebol passou a receber cuidados paliativos para aliviar o desconforto e a dor. Pelé recebeu diversas homenagens de fãs, famosos e da comunidade do futebol na internet. Nos últimos dias, prédios e monumentos do Catar, país-sede da Copa do Mundo de 2022, receberam projeções com a mensagem “fique bem logo” desejando melhoras ao ídolo. Na última partida da Seleção Brasileira, contra Camarões, torcedores estenderam a mensagem em prol da pronta recuperação do ex-jogador de futebol em faixas e cartazes.

O Rei do Futebol recebeu diversas outras mensagens no mês que passou internado em São Paulo. Bastante ativo nas redes sociais, Pelé chegou a fazer uma publicações para agradecer o carinho. “Amigos, eu estou no hospital fazendo minha visita mensal. É sempre bom receber mensagens positivas como essa. Obrigado ao Catar por essa homenagem, e a todos que me enviam boas energias”, diz um dos textos, publicado dias após a internação, no Instagram.

A história do Rei do Futebol

Pelé nasceu em 23 de outubro de 1940, em Três Corações, para onde o pai, João Ramos do Nascimento, o jogador Dondinho, se mudou para servir o exército. Estabelecido na cidade, Dondinho conheceu Celeste, filha de um vendedor de lenha, com quem se casou e teve três filhos, o primeiro deles batizado de Edson em homenagem a Thomas Edison, inventor da luz elétrica. Nos primeiros anos, o garoto recebeu da família o apelido de Dico. A mudança para Pelé foi em 1943, em homenagem ao goleiro Bilé, do Vasco da Gama de São Lourença, clube de Dondinho à época.

Leave a Reply